Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Que tal participar da celebração à Nossa Senhora Conceição da Praia?

A celebração reúne milhares de baianos e turistas, que assistem a diversas missas e participam da procissão

Uma tradição mantida por fiéis há mais de quatro séculos. Estamos falando da festa de celebração à Nossa Senhora Conceição da Praia, realizada no bairro do Comércio, em Salvador, assim como em outras cinco comunidades todos os anos. A comemoração na cidade, que fica próxima à Camaçari, onde está o Bahia Plaza Hotel, reúne milhares de baianos e turistas, que assistem a diversas missas e participam da procissão. Este ano o tema será “Com Maria: caminhamos na estrada de Jesus” e o lema “Batizados e enviados”. Os festejos religiosos acontecem até 8 de dezembro, incluindo Novenário Campal na Orla Marítima, Santa Missa e Procissão.

Os Festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma realização da Paróquia São Gonçalo – Diocese de Camaçari, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através das secretarias de Cultura (SECULT) e Turismo (SETUR).

Acostumado a estampar o azul-celeste do manto de Nossa Senhora da Conceição da Praia, este ano todos os layouts das peças publicitárias para divulgação, assim como a decoração dos festejos, são na cor verde. Essa iniciativa foi uma forma de chamar atenção de toda a sociedade para a preservação da maior floresta tropical do mundo, a Amazônica, que tem sofrido com o desmatamento e as queimadas.

 

História

De acordo com a Arquidiocese de Salvador, Nossa Senhora da Conceição da Praia tornou-se padroeira do estado na gestão de Dom Avelar Brandão Vilela. O dia 8 de dezembro foi oficializado como o dia de Nossa Senhora por ser a data em que foi proclamado o dogma da Conceição de Maria pelo Papa Pio IX, no ano de 1854, que confirmava que a concepção da mãe de Jesus havia sido sem pecado. A pedido dos participantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III, o papa Paulo VI decretou Nossa Senhora da Conceição da Praia como padroeira da Bahia.

Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) desde 1938, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia era uma pequena capela em 1549, ano em que foi construída por ordem do governador do Brasil Thomé de Souza. No século 20, em 1946, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. No ano de 2010, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo proclamou a igreja ao status de Santuário Mariano Arquidiocesano, considerado “Coração Mariano da Arquidiocese”.

A missa solene é o ponto de partida para a procissão pelas principais ruas do Comércio, momento em que são conduzidas as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, retornando à Basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento. Este ano, a festa religiosa tem como tema:

A festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia é a mais antiga festa religiosa do Brasil, comemorada desde 1550. A primeira capela do Comércio foi erguida em taipa a pedido de Tomé de Souza que, segundo relatos, teria ajudado na construção. A igreja atual começou a ser construída em 1739. A celebração também ocorre nos bairros de Itapuã e Valéria, que contam, cada um, com uma Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

 

 

Fonte: G1.com/ www.bahia-turismo.com/


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 06:26:16 - 1714026376
Já foi!