Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

OMT apresenta estudos sobre oportunidades e limites do turismo urbano*

Organização Mundial do Turismo

Segundo estudos da  OMT- Organização Mundial do Turismo,  apresentados pelo professor Miguel Ángel Troitiño Vinuesa, Catedrático e Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento da Universidade Complutense de Madrid, na sua conferência no Seminário Internacional Patrimônio + Turismo, destacou que a Espanha recebe 83 milhões de viajantes internacionais e a maior parte pelo Turismo Cultural. O Brasil, recebe 6 milhões e os números da participação do Turismo Cultural precisa de mais estudos para redefinir novas estratégias a partir do Turismo Urbano Cultural.

As funcionalidades dos espaços urbanos são fundamentais para atrair visitantes. Exemplos como Santiago de Compostela exigiram mais de 30 anos de trabalhos contínuos. Outras cidades foram citadas como Toledo, Sevilha, Granada, entre outras. As cidades atingem seus objetivos devido à Política Oficial de valorização e preservação do Patrimônio histórico, com controle social: a capacidade de carga de visitas é de grande importância para evitar fluxo excessivo ( “over tourism”). Logo, atrair visitantes e manter limites para manter a sustentabilidade: ambiental, social, cultural e econômica.

As Políticas públicas dependem da Gestão Urbano.

O Patrimônio sozinho não garante fluxo de visitantes. As cidades são diferentes e o Planejamento deve ser adequado, considerando-se suas diferentes ofertas, principalmente histórico e culturais.

As cidades históricas devem apresentar Projetos para o futuro, sem perder suas singularidades. Logo, os investimentos devem ser realizados no Patrimônio para educar a comunidade e atrair visitantes. O grande desafio equacionar o coletivo e o privado empresarial para definir o Destino Turístico Patrimonial. Destacou que um Plano de Gestão não é o Plano de Preservação do Patrimônio.

Ambos devem estar sincronizados. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

*Texto de Abdon Barretto Filho, professor e economista, conselheiro da Rede Plaza de Hotéis.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 13:59:32 - 1711720772
Já foi!