Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

PANROTAS Next debate turismo regional no Plaza São Rafael e questões do segmento e da carreira

PANROTAS Next no Plaza

A série de eventos regionais da PANROTAS, o PANROTAS Next, chegou ao Rio Grande do Sul com grande estilo. A abertura da temporada 2016 aconteceu nesta semana em Porto Alegre no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos. Mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e recepcionado pelo diretor executivo José Guilherme Alcorta, o evento contou com painéis sobre o mercado do Turismo regional, além de debates sobre o segmento e carreira. Fizeram parte das mesas e palestras o psicólogo e fundador da ProjectHub, Lucas Foster; o diretor de marketing e comunicação da Air France-KLM no Brasil, German Carmona; o diretor de planejamento e atendimento da Teresa Perez Tours, Erik Sadao; o diretor da Mercatur Turismo, Abrahão Finkelstein; o diretor da Esferatur, Carlos Vazquez; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho; e o diretor-presidente do Grupo Azevedo Ramirez, Daniel Ramirez. O PANROTAS Next é uma produção da PANROTAS, em parceria com a Imaginadora, e tem o apoio da CNC e FBHA, da Abav-RS e da Rede Plaza Hotéis, Resorts & SPAs. Confira dois grandes destaques da iniciativa:

Tecnologia
A tecnologia foi pauta do evento em Porto Alegre. O diretor de marketing e comunicação da Air France-KLM no Brasil, German Carmona, abordou o uso das redes sociais e como elas são importantes ferramentas para lidar com o consumidor. Carmona explica que a KLM foi uma das primeiras companhias aéreas a utilizar as redes sociais em seus serviços e que isso só começou por necessidade, em 2010. “Era um momento de caos, todos os aeroportos estavam fechados por conta do vulcão na Islândia que tem um nome impronunciável [Eyjafjallajökull]. Neste momento de crise, explica Carmona, as pessoas buscavam informações e não conseguiam de forma satisfatória. “Quando todo mundo já estava lotando os aeroportos, esse próximo passo foi natural, involuntário”. “Nesse momento a KLM percebeu que ali havia um canal rico a se desenvolver”, conta o executivo.
De lá para cá, a companhia investiu pesado no serviço de atendimento ao cliente por meio das redes sociais. Atualmente, segundo a empresa, são respondidas dez mil perguntas práticas por semana, que envolvem desde a contratação de bagagem extra até (e principalmente) itens perdidos no avião.

Economia Criativa
Lucas Foster, psicólogo e fundador do Project Hub, a primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa no Brasil, falou da faceta do novo consumidor que os mercados terão que lidar nesta e nas próximas gerações. O que ele chamou de “indústria 4.0” irá exigir planejamento e preparo, principalmente do profissional do Turismo. “As pessoas estão no comando das iniciativas”, resumiu.
Com um vídeo, Foster abriu sua apresentação. O psicólogo mostrou momentos e experiências vividas pelas pessoas durante momentos de prazer, algo que, evidentemente, está proximamente ligado ao Turismo. “A indústria 4.0 deve estar pronta para proporcionar experiências”, afirmou. “As pessoas estão no comando das iniciativas. Elas não querem mais comprar produtos, mas sim experiências. Isso nunca foi tão importante”. Para ilustrar esta ideia, Foster deu exemplo do Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Pouco conhecido do público em geral, o museu recebeu um volume imenso de boas avaliações na plataforma do Trip Advisor, chegando a figurar na lista de melhores museus de todo o mundo.
A Indústria 4.0 pode ser resumida com uma fala de Steve Jobs, citada por Lucas Foster. Trata-se da “venda de sonhos e não de produtos”. E isto está relacionado a saber utilizar as ferramentas disponíveis a sua volta. “A tecnologia tem afetado toda nossa vida”, diz o psicólogo. Foram cinco os pontos citados por Foster como essenciais pilares para a boa relação com esse novo consumidor: saber utilizar o tempo, espaço, energia alocada, sentidos tocados e emoções provocadas.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-23 06:21:20 - 1713853280
Já foi!