Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pantanal Carioca: já ouviu falar?

O Pantanal Carioca ganhou este nome em função da travessia realizada pela Lagoa de Marapendi

A Barra da Tijuca, bairro onde o Plaza Barra First está localizado, é um local cheio de (boas) surpresas. Os moradores brincam que a região possui até um Pantanal Carioca, que ganhou este nome em função da travessia realizada pela Lagoa de Marapendi, que além de permitir o acesso às principais praias, é considerada um minipasseio ecológico. Tem também quem chame o local de Veneza Carioca. Saiba mais!

Pantanal carioca

Durante o trajeto, os passageiros têm contato com a flora e fauna local, como aves e jacarés (para quem tiver sorte). São 12km até a Lagoa de Marapendi, onde se navega em uma parte do Parque Natural Municipal de Marapendi, dentro da de Área de Proteção Ambienta (APA) destinada à preservação da vegetação de restinga e manguezais. A paisagem impressiona. Os passeios são feitos com balsas, com direito à música ao vivo durante o pôr do sol. Durante o trajeto você navega por águas tranquilas e pode apreciar as casinhas coloridas e os animais que habitam a região. A Pedra da Gávea é uma paisagem constante durante o passeio. Em direção à Lagoa da Tijuca, a vista é maravilhosa, e também é possível ver a Pedra Bonita e o Pico da Tijuca. O passeio dura, em média, três horas. Se você fora pela manhã, terá como destaque a luminosidade que realça as cores do local. À tarde, você pode aproveitar para fazer um almoço tardio e curtir os restaurantes de lá. Já no fim do dia, o pôr do sol fecha seu passeio com chave de ouro. Importante: seja pontual e procure chegar com 15 minutos de antecedência ao seu horário de agendamento.

Pantanal carioca

As balsas também funcionam como meio de transporte para muitos moradores, então é possível perceber um movimento delas durante o dia todo. Muitos também usam os canais para ir à praia, ao shopping e a outros lugares. Há quem tenha seus próprios barcos ou que use os “táxis boat”. As principais ilhas (e maiores) – Ilha da Gigóia e Ilha Primeira – são as que possuem mais restaurante e casas (a da Gigóia chega a ter 5 mil habitantes). As menores são Ilha da Pesquisa, São Jorge e Ilha da Fantasia. O passeio é indicado para toda a família.

 

Sobre o trajeto

O ponto alto do passeio é a navegação pela área de desova dos jacarés-de-papo-amarelo, em uma ilha com mangue bem preservado próxima à Gigoia. É possível ver uma boa concentração dos animais que permanecem ali até atingirem um metro e meio, aproximadamente e, depois adentram as lagoas. Capivaras e aves também são avistados com facilidade. A presença da gigoga, uma planta aquática que se desenvolve no meio ambiente contaminado, é um triste indicativo de que há poluição no local. Entretanto, ela é conhecida por despoluir as águas, já que suas raízes filtram a matéria orgânica. Ela também auxilia na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Suas raízes são utilizadas como alimento, proteção para pequenos peixes e serve como locais de desova.

Pantanal carioca

Que tal se programar para este passeio em sua próxima visita ao Rio de Janeiro? Lembre-se de já garantir sua estadia conosco.

Fonte: Cruzando o mundo


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 10:17:42 - 1713608262
Já foi!