Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça a diversidade do Parque Natural Chico Mendes

O espaço fica pertinho do Plaza Barra First e possui entrada gratuita

Situado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá, o Parque Ecológico Chico Mendes foi criado com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, local de ocorrência de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção. A manutenção das condições naturais do Parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo um dos principais moradores do local. O melhor? Ele fica pertinho do Plaza Barra First.

Selecionamos alguns motivos para você conhecer o Parque Ecológico Chico Mendes

 

Trilhas ecológicas

Com uma área verde de 44 mil m², o parque conta com dez opções de trilhas, todas sinalizadas e fáceis de serem percorridas pelos visitantes, que se estendem por cerca de cinco quilômetros. Uma delas ainda é adaptada para portadores de deficiência física e visual.

 

Lazer para as crianças

Além da vasta área verde, o parque oferece, como alternativa de recreação às crianças, uma estrutura de lazer com playground, que conta com brinquedos em bom estado de conservação, e locais apropriados para piqueniques.

 

Jacaré-de-papo-amarelo

A planície ou baixada de Jacarepaguá é atualmente um local onde ainda sobrevive o Jacaré, espécie constantemente ameaçada devido à caça e à destruição de seus habitats naturais. A Lagoinha das Tachas, com 120 mil m², é formada por água doce e é um dos locais onde o jacaré-de-papo-amarelo encontra proteção. A equipe do parque construiu um deque que se estende sobre ela e permite que o público observe os jacarés.

 

Visitas guiadas

Através de agendamento, o Parque oferece visitas guiadas com um roteiro básico de visitação, que é apresentado a grupos diversos, sejam de estudantes ou não. Durante os passeios, são expostos conhecimentos sobre fauna e flora de maneira simples e de fácil compreensão.

 

Educação ambiental

Além das visitas guiadas, o espaço também conta com uma biblioteca e oferece cursos, palestras e oficinas de desenho e pintura. Sua grande importância ecológica, histórica e paisagística oferece oportunidades únicas para a educação ambiental, permitindo que os visitantes se sensibilizem em relação à causa ecológica.

 

Calçada da fama animal

No seu aniversário de 24 anos, comemorado em 2013, o Parque inaugurou a Bicho Fama, uma calçada da fama animal. Em uma paródia à famosa calçada de Hollywood, ela faz uma homenagem aos ilustres moradores do local, com as patinhas de bichos como pinguim, capivara, jacaré, coruja, sabiá, fragata, pica-pau, gambá e lagarto, entre outros.

 

Pesquisas

O Parque possui estrutura para o desenvolvimento de pesquisas na área de fauna, flora e meio ambiente de uma forma geral. Os interessados em desenvolver estudos científicos devem seguir a resolução 85 da Secretaria de Meio Ambiente, que dispõe sobre os procedimentos para a emissão de autorização para pesquisas nas Unidades de Conservação Ambiental municipais, além de outras providências.

 

Fauna

O Parque Chico Mendes possui cerca de 120 espécies já observadas. Além do jacaré, é rico em lagartos, tais como o Teiú, o Ameiva e o Calango. Dentre os mamíferos, é possível observar preguiças, gambás e capivaras. Galinhas d’água, Frango d’água, Jaçanã ou Cafezinho, Sabiás, Tiê-Sangue, Rolinha-da-Restinga e uma outra infinidade de passarinhos podem ser vistos e ouvidos em uma visita. Também já foram descritas cerca de 100 espécies de borboletas, que são consideradas indicadoras de um Meio Ambiente saudável.

 

Flora

Na rica flora do parque, é grande a presença da Clúsia ou Cebola-da-Praia, além de e árvores como a Aroeira e a Pintanga. Estas duas últimas espécies são importante alimento para pássaros como Sanhaços, Tiês e Saíras. Já Figueira-Vermelha, espécie de Mata Atlântica também encontrada no Parque, serve de alimento para preguiças, morcegos e uma variedade de aves.

 

Animais ao alcance das mãos

O parque conta com espaços de exposição animal, nos quais os visitantes podem ver de perto jabutis, jiboias, cágados de água doce e jacarés. Estes animais procedentes de cativeiro estão no parque somente para que o visitante possa ver de perto as espécies, de modo a conhecê-las melhor.

O Parque Natural Municipal Chico Mendes está localizado na Avenida Jarbas de Carvalho, 679, no Pontal de Sernambetiba, Recreio. Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita. As visitas guiadas acontecem de terça-feira a sexta-feira, em dois horários: 10h e 14h. Mais informações pelo telefone (21) 2437.6400.

 

Faça sua reserva conosco e programe sua visita

 

Fonte: Veja Rio
Fonte: Governo do RJ


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 17:08:58 - 1713546538
Já foi!