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Participantes da 39ª Fimec terão descontos especiais nas diárias no Plaza São Rafael e Plaza Porto Alegre

Eventos e Plaza Porto Alegre Hotel. Ambos possuem localização privilegiada, no centro da cidade, com acesso fácil para os mais variados locais de eventos. Melhor ainda para quem participar de congressos realizados nos próprios Hotéis Plaza: você se hospeda com tarifa especial e não precisa nem se preocupar com o deslocamento! Os participantes nacionais e internacionais da 39ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componenes, Máquinas es Equipamentos para Calçados e Curtumes (39ª Fimec) também terão estas vantagens. Confira aqui como é o evento:

Evento calçadista

A edição 2015 da FIMEC, que será realizada de 17 a 20 de março, reunirá cerca de 1.200 marcas nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Serão aproximadamente 600 expositores do Brasil e também de outros países apresentando os principais lançamentos e novidades em produtos e serviços nas áreas de couros, produtos químicos, componentes, máquinas e equipamentos para calçados e curtumes.

Mais de 35 mil visitantes do mundo inteiro estão sendo esperados para esta que é considerada a segunda maior feira mundial desse segmento. “Pelos contatos mantidos com empresários do setor, podemos afirmar que a FIMEC será novamente um momento importante, refletindo também o que aconteceu durante a zero Grau, em Gramado/RS, e a Couromoda, em São Paulo. Temos como principal característica a possibilidade de reunir em um mesmo ambiente todo o complexo coureiro-calçadista e isto é um diferencial para quem precisa otimizar tempo e recursos”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

Em 2014 passaram pela feira representantes de 40 países, reforçando a sua internacionalização e importância, já que a maioria dos profissionais que participam do evento é reconhecida pelo poder de decisão quanto a compras e investimentos. De acordo com pesquisas realizadas na última edição da feira, nada menos que 91,8% dos visitantes avaliaram que a FIMEC é fundamental para o setor, e 81,4% disseram que a feira é relevante para o seu negócio. “Quem atua no setor precisa estar aqui. Temos muitas oportunidades de mercado e as empresas precisam, obrigatoriamente, ficar por dentro das novidades. Serão quatro dias de intensa movimentação e de uma grande troca de informações. É por isso que reafirmamos que a FIMEC é a única que tem tudo”, acrescenta Elivir Desiam.

A Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo e conta com o patrocínio da Transduarte e Sicoob/Ecocredi. O evento tem a parceria das principais entidades do setor: ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; e Universidade Feevale.

HISTÓRIA – A Fimec foi criada na década de 70 por homens de visão empreendedora para a época, num momento em que a indústria calçadista brasileira se encontrava em um desenvolvimento acelerado, porém carente de tecnologia. A primeira edição aconteceu de 9 a 13 de novembro de 1974, com a participação de 138 indústrias de 12 países. Desde então o evento não parou de crescer e atravessou de maneira sólida os mais diversos momentos da economia, incluindo crises do setor, problemas nacionais, ameaças às exportações e crises internacionais. Todas estas dificuldades serviram para fortalecer ainda mais esta feira que é marcada por um alto padrão de profissionalismo e volume de negócios.

FÁBRICA CONCEITO – Demonstrar, na prática, os produtos que estarão em exposição durante a FIMEC. Este é um dos principais objetivos da Fábrica Conceito, que chega ao sexto ano ampliando sua área física dentro dos pavilhões, assim como a sua estrutura, que contará com cerca de 60 empresas parceiras e aproximadamente 50 profissionais atuando na linha de produção. O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), a Coelho Assessoria Empresarial e a Fenac.

Na linha de calçados masculinos serão produzidos dois modelos de sapato social e outros dois de modelo esportivo, da marca Pegada, principal empresa produtora de calçados masculinos do país, e que tem sede em Dois Irmãos/RS. No feminino, serão fabricados dois modelos de sapatilhas e dois de scarpins da empresa Mulher Sofisticada, com sede em Três Coroas.

Entre as novidades está uma linha de produção que contará com equipamentos de alta tecnologia, automatizados, trabalhando a partir de processos que propiciem grande produtividade, além de matérias primas e componentes de alta qualidade, sustentáveis e inovadores. “Um dos diferenciais estará na automação da produção. O projeto não visa grandes volumes de calçados na feira, mas sim, demonstrar o que há de novo no segmento de máquinas e equipamentos, mostrando tudo isso em funcionamento, com uma fábrica o mais próximo possível da realidade”, afirma o consultor Luís Coelho.

Outro destaque é o foco nos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade. O presidente do IBTeC, Paulo Griebeler, explica que será priorizado o uso de materiais e tecnologias que não agridam o meio ambiente. A projeção é de que a Fábrica Conceito 2015 produza em torno de 1.400 pares. A quantidade não é maior porque o objetivo é atender os visitantes e empresários, que podem circular entre a produção e questionar os gestores e operadores sobre o funcionamento de equipamentos e o uso de matérias-primas e insumos. A maior parte dos calçados será doada para instituições filantrópicas e para os projetos sociais da Prefeitura de Novo Hamburgo.

NA PRÁTICA – A possibilidade do visitante observar, na prática, os equipamentos e produtos apresentados durante a feira, é um diferencial e um grande atrativo. “A Fábrica Conceito permite que o público possa ver todas as máquinas funcionando, e não apenas um ou outro equipamento separadamente, em exposição. E isto é um grande serviço para quem visita uma feira. Por outro lado, teremos o Estúdio FIMEC, que mostrará as tendências e a partir de produtos prontos, elaborados com os artigos que estão em exposição. Todos estes projetos acabam se complementando. Nossa expectativa é muito boa com relação à feira”, afirmou o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

ESTÚDIO FIMEC – O Estúdio FIMEC, que logo em sua primeira edição transformou-se numa das principais atrações da FIMEC, promete ser novamente uma das principais atrações da feira, estando ainda mais atrativo, moderno e eficiente, correspondendo e superando as expectativas dos milhares de visitantes esperados para a edição 2015.

Luís Coelho, da Coelho Consultoria, e Christian Thomas, do Studio 10, antecipam os temas que vão balizar o desenvolvimento de sapatos, bolsas e roupas para 2015. “Teremos um desafio ainda maior do que na primeira edição, pois o Estúdio FIMEC foi muito bem avaliado, com grande repercussão. Foi um projeto que encantou o visitante e impactou o mercado. A ideia é repetir o modelo que deu certo, aperfeiçoando o que for necessário. Temos aqui o melhor cluster calçadista do mundo e precisamos trabalhar juntos, na mesma direção. A FIMEC acontece num momento importante, de retomada, e que certamente contribuirá para fortalecer o setor”, observou o consultor Luís Coelho.

TEMAS – A pesquisa realizada neste ano serviu como base para a definição dos temas Urbano, Efêmeros e Extravagantes, que passam a direcionar a criação das peças que estarão expostas no Estúdio. “Estes temas devem servir como inspiração, mas todos podem agregar o que entenderem ser importante no que se refere ao resultado de suas pesquisas de tendências, de mercado e de moda, tendo liberdade para interpretarem os temas comportamentais da forma que acharem mais apropriada. A ênfase que pretendemos dar ao trabalho é em referência ao comportamento que, afinal, é o que direciona o design e as soluções em termos de produtos para os consumidores de cada grupo”, destacou o estilista Christian Thomas.

“Assim que terminou a feira deste ano já passamos a trabalhar para a próxima edição, pois temos o compromisso de apresentar um evento cada vez melhor, que traga lançamentos, proporcione conhecimento e gere negócios. E o Estúdio FIMEC contribui para agregar tendências, design, estilo. O mundo muda a todo instante e precisamos nos adaptar a esta evolução. Queremos que a feira seja a oportunidade para que o empresário, o expositor e o visitante possam estar conectados com todos os setores, desde a tecnologia até o produto final. Precisamos nos impor não só internamente, mas também no mercado internacional”, ressalta o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam.

Fonte: www.fimec.com.br


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2024-04-25 03:58:34 - 1714017514
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