Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pedra da Gávea: um dos famosos pontos turísticos do RJ

A Pedra da Gávea é considerada o maior bloco de pedra à beira-mar do mundo

 

O Rio de Janeiro é um dos locais mais visitados do mundo. No verão, especialmente no Carnaval, ele fica lotado de turistas que querem conhecer os pontos mais visitados e fotografados da cidade. Um desses pontos famosos é a Pedra da Gávea, o maior bloco de pedra à beira mar do mundo. Seu nome é devido à semelhança com a gávea, uma espécie de cesto usado para observação, que fica no mastro das caravelas portuguesas. Conhecida como a cabeça do imperador, o lado da Pedra oposto ao mar aparenta o formato de um rosto, e por isso era chamada pelos índios de “Metaracanga”, a cabeça enfeitada.

Seus 842 metros de altura dão uma visão belíssima de toda a orla carioca, entre a Zona Sul e a Zona Oeste, e permite observar as montanhas da Floresta da Tijuca. A trilha para a Pedra da Gávea é a que reúne maior número de lendas. A primeira surgiu no século XIX, quando um grupo de pesquisadores do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) encontrou marcas na rocha, interpretadas como resquícios de inscrições fenícias muito antigas. As inscrições foram até mesmo traduzidas e o local passou a ser apresentado por alguns como as ruínas de uma esfinge. Além disso, há quem defenda que a Pedra da Gávea é um portal para outras dimensões, entrada para cidades subterrâneas e local de visita de discos voadores. As lendas são muitas, mas vale lembrar que a erosão é uma explicação bem mais razoável para a cabeça do imperador e para as marcas nas vertentes da montanha.

 

Trilha

 

Se você é apaixonado por trilha, provavelmente sabe que a da Pedra da Gávea é uma ótima opção de aventura. Ela é considerada pesada e também longa, sendo de difícil locomoção pela erosão do terreno, mesmo que tenha alguns pontos que possam servir como referência para sua realização. Bem no começo do percurso, há a possibilidade de se ter uma visão panorâmica da cidade, enxergando, inclusive, pontos como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Bahia de Guanabara e o Morro dos Dois Irmãos. A via é um pouco mais demorada do que a tradicional, entretanto vale a pena por conta da vista. Depois de escalar por aproximadamente três horas, é possível chegar na Garganta do Diabo, espécie de janela que dá vista para o Morro dos Dois Irmãos e também para o bairro de São Conrado.

Pedra da Gávea

Outro local muito conhecido é a Cadeirinha, ponto em que poucas pessoas têm coragem de chegar e de sentar, por se tratar de uma rocha íngreme, que tem a forma de uma cadeira. Porém, por ficar em um ponto muito alto pode dar medo, mas a vista é recompensadora. Para descer, existe a opção do rapel. Importante: Se você não conhece o local é recomendado comprar um pacote com guia.

Pedra da Gávea

Agora é só se programar! Agende um dia na Pedra da Gávea enquanto estiver hospedado conosco aqui no Plaza Barra First

 

Fonte: vaz aonde


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 00:13:55 - 1711671235
Já foi!