O Plaza Caldas da Imperatriz Resort & Spa têm “em seu currículo” o apoio à pesquisa científica e biológica na Serra do Tabuleiro há mais de 30 anos! Pelo Resort já passaram inúmeros estudantes de biologia, biólogos e pesquisadores investigando os mais diversos aspectos da natureza, incluindo plantas, fungos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, entre outros. Tudo isso se deve a um convênio bem-sucedido entre a Rede Plaza e a Universidade Federal de Santa Catarina. Sem sombra de dúvidas, grande parte do conhecimento biológico sobre a Serra do Tabuleiro se deve a esta grande e duradoura parceria.
Neste dia 02 de setembro de 2024, véspera do Dia do Biólogo, uma destas pesquisas desenvolvidas no Plaza Caldas da Imperatriz foi publicada em uma das revistas de ornitologia mais tradicionais do mundo! Trata-se do periódico inglês “Bulletin of the British Ornithologists’ Club”, fundado em 1892 pelo clube britânico de ornitologia. Nesta revista, já foram publicadas algumas das mais clássicas pesquisas sobre ornitologia, desenvolvidas por ornitólogos de todo o planeta!
A pesquisa desenvolvida no Plaza Caldas traz novas informações sobre a biologia reprodutiva do sanhaço-de-encontro-azul (Thraupis cyanoptera), uma espécie de ave endêmica da Mata Atlântica e atualmente considerada quase ameaçada de extinção (categoria Near Threatened) de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, 2024). Apesar do sanhaço ser relativamente comum na Mata Atlântica do litoral brasileiro, pouco se sabia sobre sua biologia reprodutiva, ou seja, como e onde a espécie constrói seu ninho, como são seus ovos e filhotes. A pesquisa recém-publicada visou justamente esclarecer vários destes aspectos, apresentando informações inéditas relativas à descrição de ninhos, ovos e filhotes da espécie, assim como informações sobre o cuidado parental, sendo um destes ninhos encontrados no jardim do Plaza Caldas Resort.
A pesquisa foi conduzida pelo biólogo do Plaza Caldas, Guilherme Willrich, e possui acesso livre e gratuito no link a seguir: https://doi.org/10.25226/bboc.v144i3.2024.a12
Texto e fotos: Biólogo Guilherme Willrich (@gwillrich)
Comentários