Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pomerode de Blumenau: A cidade mais Alemã do Brasil

Conheça mais sobre os alemães em Pomerode, perto de Blumenau

Com o título de cidade mais alemã do Brasil, Pomerode está localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açu, a apenas 30km de Blumenau (SC), com aproximadamente 30 mil habitantes. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores, que vieram, em sua maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha.
Charmoso e tranquilo, o local é reconhecido por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Além disso, a cidade é referência em organização e capricho, seja pela limpeza das ruas ou pelos belos jardins que enfeitam as casas e florescem o dia a dia dos moradores.
Conforme dados do IBGE, o índice de alfabetização da cidade é de 98,2%. Os grandes destaques do município são educação e economia. A herança da cultura germânica é retratada na arquitetura das casinhas de madeira, que dominam a paisagem de ruas de paralelepípedos e avenidas arborizadas. Boa parte se concentra no bairro Testo Alto, que faz parte da chamada Rota do Enxaimel. Algumas casas funcionam como ateliês e outras como deliciosas confeitarias. A cidade possui o maior acervo de construções em enxaimel do Brasil.

Pomerode

Portal Turístico Sul (imagem destaque): Centro de Informações Turísticas inaugurado em 1991.
Casa Teichmann: Projetada pelo próprio Ervin Curt Teichmann, construída em 1950.
Maibaum: Significa árvore de maio. Nele são colocadas placas relacionadas ao comércio, artesanato, comidas locais ou brasões de família.
Zoológico Pomerode: Primeiro zoológico do sul do Brasil e o terceiro do país, fundado em 1932. Hoje conta com 225 espécies somando mais de 1.300 animais.
Residência Pajenkampf: Edificada em 1926.
Fotos: Prefeitura de Pomerode

Para turistas e moradores, Pomerode exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 Clubes de Caça e Tiro. As festas tradicionais, os Clubes de Caça e Tiro, a comida e a arquitetura são atrativos à parte. Anualmente, no mês de janeiro, a Festa Pomerana alegra residentes e milhares de turistas que vêm de todo país. São dez dias de evento regados a muito chope, música, dança, comida típica e competições como o knüppelwerfe (arremesso de bastão) e o scheibenschiessen (tiro ao alvo). O ponto alto é o casamento – de verdade – em que noivos e convidados vestem roupas de época para reproduzir a colonização alemã no Brasil.
A cidade é sede do Zoo Pomerode, o primeiro zoológico do Estado e o terceiro do país. Os museus também são ótimos destinos culturais, onde se pode conhecer mais sobre a história e costume dos cidadãos. É, também, o maior polo gastronômico da região: possui restaurantes e confeitarias com diversas opções irresistíveis.
A indústria têxtil , apesar de ser de menor porte, possui uma produção muito forte. A compra de porcelanas é programa imperdível. Visite a cidade e aproveite para se hospedar no Plaza Blumenau Hotel!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 23:33:20 - 1714088000
Já foi!