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Presidente da ABIH/RS escreve sobre o Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro

O Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro

Dia 9 de novembro é dedicado ao hoteleiro e ao restauranteiro. Muitas comemorações são realizadas para valorizarem os profissionais que prestam serviços às comunidades locais e aos visitantes. De uma maneira geral, os serviços prestados pelos hoteleiros e os restauranteiros são fundamentais para a qualificação da oferta turística de um destino, seja ele urbano ou rural. A hotelaria tem contribuído para o processo civilizatório garantindo a indispensável hospitalidade, com acolhimento e conforto para os visitantes, sendo capaz de gerar uma série de experiências positivas e inesquecíveis encontradas nos bons exemplos dos serviços hoteleiros. Atualmente, com a expansão de serviços hoteleiros econômicos, os detalhes ainda fazem diferenças nas preferências reveladas dos hóspedes. Na hotelaria com serviços sofisticados os hóspedes buscam, além do conforto dos apartamentos, atendimento impecável e serviços qualificados que produzem o encantamento surpreendente. Na realidade, a evolução da hotelaria romântica para a hotelaria do século XXI, o contato humano é o grande diferencial e merece ser destacado na data comemorativa. A tecnologia é um meio e mesmo com seus avanços, os talentos humanos são insubstituíveis no acolhimento, no bem receber. No caso do restauranteiro, a responsabilidade de acolher e servir alimentos e bebidas pode fazer a diferença para o visitante ou o residente. Elaborar alimentação é uma ciência e arte em qualquer parte do mundo. Os hotéis independentes e as redes hoteleiras regionais, nacionais e internacionais contribuem garantindo cardápios padronizados, assim como podem produzir pratos das cozinhas locais. Com certeza, experiências gastronômicas são guardadas nas memórias e nos corações e podem estar vinculadas às viagens, aos encontros e aos desencontros. Portanto, ao comemorar o “Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro” são realizadas justas homenagens aos profissionais de uma categoria fundamental para garantir bons serviços para os residentes e os visitantes. Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

Abdon Barretto Filho
Economista e Presidente da ABIH/RS – abdon@via-rs.com.br


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2024-03-29 07:21:08 - 1711696868
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