Sardinhas em confeitaria portuguesa de Porto Alegre
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, também tem clima de Lisboa e de coisas portuguesas. Mas um lugar especial chama a atenção e está cada vez mais frequentado e admirado: é o Amo.te Lisboa, uma confeitaria portuguesa localizada na Galeria Moinhos de Vento, bem na esquina da Ramiro Barcelos com a Independência, no bairro Moinhos de Vento. Charmoso e encantador, o local vai promover mais uma edição de “Sardinhada”, um noite-show gastronômica/musical que acontece mensalmente numa das segundas-feiras do mês. Em fevereiro será no dia 10 de fevereiro, das 19 às 22h. A cantora de fados Karine Cunha vai apresentar um repertório especial da terrinha. Para os participantes vinho verde português e sardinhada. Não perca! A noite será especial! É a grande dica para quem está na cidade e quer um programa diferenciado e realmente especial.
A Sardinhada
Mesmo no verão é costume, em Portugal, tirar ao menos um dia para assar sardinhas. Elas também podem ser levadas ao forno, mas elas ficam melhores assadas na churrasqueira. Mas nada de deixar o fogo muito forte. As sardinhas devem assar lentamente em fogo brando.
Vamos a receita, muito fácil, da Sardinhada?
Sardinhas à Portuguesa
Ingredientes
15 sardinhas
Uma pitada de sal grosso
Modo de preparo
Antes de qualquer coisa, comece pela escolha correta das sardinhas. Elas devem estar inteiras, sem falhas ou cortes.
Depois de escolhidas, lave o peixe e retire as escamas se for o caso.
É costume, em Portugal, não limpá-las. Mas se preferir, faça um corte na barriga e retire as entranhas.
Logo após, tempere as sardinhas com o sal grosso. Disponha o peixe em uma grelha.
Ponha fogo no carvão e, quando ele estiver produzindo um calor mais brando, grelhe as sardinhas por cerca de dois e três minutos de cada lado até que fiquem bem douradas (depende do tamanho da sardinha e do calor da brasa). Pronto! É só servir.
Como acompanhamento, coloque as sardinhas sobre um pão colonial. Aproveite para assar pimentões na mesma brasa e servi-los junto também.
Fontes: amotelisboa.com, www.iguaria.com
Comentários