Na hotelaria, é fundamental que os colaboradores estejam familiarizados com símbolos, como os cordões de identificação, que auxiliam na identificação de hóspedes/clientes com necessidades especiais. O uso desses cordões permite um maior entendimento e tolerância, promovendo um ambiente mais acolhedor e inclusivo. O “bem-servir” no setor de hospitalidade envolve a compreensão dessas simbologias, como o cordão de Girassol, que identifica pessoas com deficiências ocultas (como autismo e demência), o Cordão de Autismo, que ajuda a identificar indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e outros cordões que sinalizam necessidades específicas, como deficiência auditiva, visual, alergias, diabetes, Alzheimer, entre outros.
Além disso, a identificação através de cordões, facilita o atendimento prioritário e personalizado, garantindo que os hóspedes/clientes recebam o suporte adequado às suas necessidades específicas. Essas práticas contribuem significativamente para a redução do estresse e da ansiedade de todos os envolvidos nas relações sociais.
O uso de cordões específicos para identificar síndromes humanas tem se tornado uma prática cada vez mais importante em ambientes públicos. Agora você vai saber mais e se tornará um expert em identificar cordões, vamos lá:
Conheça alguns dos cordões existentes:
Cordão de girassol

Verde com estampas de girassóis amarelos.
O cordão de girassol é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas, como autismo, demência, dificuldades de aprendizado, TDA, TDAH, diabetes, entre outras. A ideia surgiu para facilitar a identificação dessas pessoas em ambientes públicos, garantindo que elas recebam a ajuda necessária sem precisar explicar sua condição.
Cordão para identificação de autismo

Azul com peças de quebra-cabeça de várias cores.
O cordão de autismo geralmente é azul ou possui desenhos de quebra-cabeças coloridos, representando a complexidade e o espectro do autismo. Ele ajuda a identificar pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) para que possam receber o suporte adequado.
Cordão para deficiência auditiva

Geralmente azul ou vermelho com ícones de orelhas riscadas.
Este cordão é usado para indicar que a pessoa possui alguma deficiência auditiva, facilitando a comunicação em ambientes públicos.
Cordão para deficiência visual

Amarelo ou laranja com ícones de olhos riscados, símbolos táteis ou ícone de pessoa com uso do bastão bengala.
Esse cordão é utilizado para identificar pessoas com deficiência visual, seja ela parcial ou total, garantindo que recebam a assistência adequada.
Cordão/pulseira de alergias

Vermelho ou branco com símbolos de alerta e textos informativos sobre a alergia.
Existem cordões, pulseiras e outras formas de identificação para alertar sobre alergias graves, como a alergia a amendoim, glúten ou medicamentos.
Obs.: Encontramos muitas fotos na internet de modelos diferentes, todos indicando alerta de alergia.
Cordão para doença de Alzheimer

Roxo com textos informativos e símbolos relacionados à doença.
Este cordão é usado para identificar pessoas com Alzheimer, ajudando a garantir que recebam a assistência necessária em situações de desorientação ou confusão.
Cordão para doenças crônicas

Verde ou vermelho com textos informativos e símbolos de alerta.
Este cordão é utilizado por pessoas com doenças crônicas, como doenças cardíacas, asma ou epilepsia, alertando sobre a necessidade de cuidados específicos.
Comentários