Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Quem quer brincar na neve?

Conheça Rancho Queimado, a cidade da Serra Catarinense com mais possibilidade de ocorrência de neve

Distante aproximadamente 30km do Plaza Caldas da Imperatriz, a cidade de Rancho Queimado é um dos pontos da Serra Catarinense com mais possibilidade de ocorrência de neve. Com temperatura amena, entre 10 e 22° C, a paisagem montanhosa é um convite para agradáveis passeios ao ar livre. Outro ponto alto do município é a gastronomia campeira e a boa oferta de produtos coloniais e agrícolas, como o morango – o município é o maior produtor catarinense da fruta. Para quem pretende vivenciar uma experiência diferente, há propriedades rurais que permitem que visitantes acompanhem a atividade dos agricultores. Outra atração da cidade é um campo de golfe de padrão internacional.

História
A história de Rancho Queimado vem de uma picada aberta em 1787, primeira ligação entre a serra e o litoral do Estado (a atual BR-282). Desta picada surgiram várias cidades na Serra Catarinense, entre elas Rancho Queimado. A localidade surgiu como um ponto de pernoite para os tropeiros que transportavam rebanhos do Interior para a capital. A denominação Rancho Queimado surgiu da história de que nessa região existia um rancho que servia de ponto de pousada aos tropeiros, mas que foi incendiado, dando origem ao nome do município. Pela Lei nº 850, foi criado o município de Rancho Queimado, em 8 de novembro de 1962. Em 25 de outubro de 2001 a cidade recebeu o título de Capital Catarinense do Morango. A cidade também é rica em Patrimônios Históricos, com destaque para o distrito de Taquaras, onde localiza-se a casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, hoje Museu Casa Hercílio Luz, construída no início do século XX; o Monumento ao Tropeiro, erguido pela comunidade em honra aos tropeiros que vinham do Planalto; a Casa do Imigrante e a Igreja Católica, construída por Hercílio Luz em homenagem à esposa falecida.
Nevasca em 2013
Há um livro com fotos da neve registrada em julho de 2013. O escritor belga Philippe Deble compilou imagens de 23 autores, entre registros amadores e profissionais, em 80 páginas de conteúdo, que se transformaram na obra Rancho Queimado na Rota das Neves. O escritor organizou fotos feitas por turistas e moradores. São paisagens rurais e residências cobertas de neve, além de imagens panorâmicas da cidade. Registros em preto e branco da nevasca ocorrida em 1955 e 1957, similar à de 2013, também foram publicadas. As imagens foram selecionadas a partir de um concurso realizado pela prefeitura do município.
Conforme relatório da Epagri/Ciram, Santa Catarina é o estado do Brasil com maior ocorrência de neve. A frequência do fenômeno é justificada pela localização na zona temperada, região que recebe a influência de sistemas meteorológicos vindos da Antártida, entre os meses de julho e agosto.
Se você estiver hospedado conosco, programe-se para passar um dia na região. Quem sabe você tem a sorte de ver a neve de pertinho?


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 00:46:43 - 1711673203
Já foi!