
Cláudia Hörbe, Márcia Achutti e Marcelo Schmidt, no evento Marcas de Quem Decide – JC
A Rede Plaza de Hotéis reafirma a posição de destaque ao figurar entre as três marcas mais Lembradas e Preferidas do Rio Grande do Sul, conforme apontado na 27ª edição (2025) da pesquisa “Marcas de Quem Decide”, promovida pelo Jornal do Comércio. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira, 24 de março, no Teatro Fiergs, em Porto Alegre, e contou com a presença da Gerente Geral do Plaza São Rafael, Márcia Achutti, do Gerente de Inovação, Marcelo Schmidt e da Gerente de Comunicação Institucional e Organizacional, Cláudia Hörbe.
Embora não termos registros históricos completos de todos os 27 anos, pesquisas disponíveis indicam que o Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos foi indicado como líder do segmento hoteleiro gaúcho por nove anos consecutivos, tanto como a marca mais lembrada quanto como a preferida e após 2017, seguindo entre as cinco primeiras classificadas. Importante destacar que a categoria Hotel está entre as que possuem maior pulverização, ou seja, a que têm tido maior menção de marcas diferentes, isso em razão da força das marcas locais dos municípios do interior – uma associação clara a regionalização.
A pesquisa “Marcas de Quem Decide” é uma iniciativa consolidada que, há 27 anos, identifica e reconhece as marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos em diversos setores da economia. Realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), a edição de 2025 abrangeu 79 categorias, incluindo cinco novas, em especial a Marca Símbolo da Retomada Econômica (em razão da enchente ocorridas no RS em maio de 2024). O estudo envolveu 400 entrevistas em 47 cidades que representam, cada uma, pelo menos 0,5% do PIB gaúcho, utilizando um questionário com 172 perguntas abertas.
É fundamental compreender a distinção entre “marca mais lembrada” e “marca preferida”. A primeira refere-se àquela que vem espontaneamente à mente dos consumidores quando pensam em determinado segmento, enquanto a segunda diz respeito à marca que os consumidores escolhem como sua favorita, refletindo uma conexão mais profunda e experiências positivas com a empresa.
A sólida imagem e reputação da Rede Plaza de Hotéis são resultados diretos das experiências vivenciadas pelos clientes em cada um de seus estabelecimentos. Cada hotel da Rede desempenha um papel crucial nessa trajetória de sucesso, utilizando ferramentas que englobam a qualidade do atendimento, excelência nos serviços prestados, infraestrutura de ponta e uma constante busca por inovação. Esses elementos, aliados ao compromisso e dedicação de toda a equipe, garantem a satisfação dos hóspedes e fortalecem a posição da marca no mercado.
A Rede Plaza ficou em terceiro lugar, estando em crescimento em comparação ao percentual do ano anterior, tendo conquistado 9% das menções para mais lembrada e 8,3% para marca preferida.
Comentários