Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Resorts faturam mais com visitantes brasileiros

Até pouco tempo atrás, os resorts no país eram um meio de hospedagem que dividia suas atenções entre visitantes brasileiros e estrangeiros. Em 2008, o público internacional representava 43% dos hóspedes e os brasileiros 57%. Seguindo a tendência de crescimento de brasileiros nos últimos anos, em 2012 a participação de brasileiros chegou a 90% e a de estrangeiros caiu para 10%, segundo a associação Resorts Brasil, que representa o setor. “O turismo doméstico está em alta, ganha espaço em boa parte dos meios de hospedagem antes ocupado por estrangeiros”, disse José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. No ano passado 60 milhões de brasileiros realizaram cerca de 197 milhões de viagens domésticas, um recorde histórico.
O faturamento dos resorts também cresceu nos últimos quatro anos: passou de R$ 947 milhões em 2008 para R$ 1,37 bilhão em 2012, um crescimento de quase 15% em quatro anos, segundo a associação. O aumento se deve ao crescimento do número de hóspedes, de leitos e acréscimo do valor das diárias.
A maioria dos 109 resorts que constam no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), do Ministério do Turismo está na Bahia (20), em São Paulo (17), no Rio de Janeiro  (11) e no Rio Grande do Norte (10).
De acordo com o coordenador Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão Neto, a crise econômica internacional fez com que esse meio de hospedagem buscasse no turismo doméstico uma forma de substituir os visitantes estrangeiros. “Os resorts são empreendimentos que exigem investimentos altos e geram muitos empregos”, afirma. De acordo com Jair, o crescimento do poder de compra da classe média brasileira aqueceu o fluxo doméstico e motivou os empresários a investirem nesse segmento. Em 2011, os resorts tiveram uma ocupação de 50%, sendo que os segmentos que mais movimentam essa categoria foram as operadoras de turismo (33%) e os eventos (35%). O resort é um hotel de alto padrão em instalações e serviços, usado para lazer e descanso. Sua principal característica são as opções de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades