Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Rio Cubatão do Sul em Santo Amaro da Imperatriz. São 25km de extensão passando por outras cidades de Santa Catarina

Rio Cubatão do Sul em Santo Amaro da Imperatriz

O rio Cubatão do Sul é um rio de águas limpas e transparentes, localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC). Ele possui ótimas condições para rafting  e suas corredeiras têm condições de receber iniciantes e veteranos para a prática da atividade. Sua nascente fica nas encostas orientais das serras da Boa Vista e da Garganta (Águas Mornas). O rio Cubatão começa no encontro entre os rios do Salto e Novo. Desemboca na Baía Sul, em Palhoça.
No trecho em que passa na cidade de Santo Amaro da Imperatriz há corredeiras utilizadas para a prática do rafting. Os turistas percorrem 3,5 quilômetros desde o Poço Azul do Salto até o início de Santo Amaro, durante uma hora e meia. As principais corredeiras são Carrossel, Babilônia, Via Americana, Calcanhar da Imperatriz, Saco Grande, Corredeira do Saco, Corredeira do S, Surf do Caldeirão e a Corredeira Hide-Side.
Em 1999, alguns profissionais do esporte fizeram uma expedição para verificar se havia condições de explorar o Rio Cubatão comercialmente para a prática da atividade. No ano seguinte, instalaram-se as primeiras empresas de rafting da região.
Atualmente, a cidade recebe cerca de 10 mil turistas por ano. Por estar na rota do turismo internacional, o Rio Cubatão traz para a região pessoas de diferentes nacionalidades, como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, África do Sul, França, Alemanha, Rússia, Suécia, Suíça, Canadá, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Colômbia. Esse intercâmbio cultural gera, aproximadamente, 50 empregos diretos para a cidade.

O Rio
Seus principais afluentes são os rios dos Bugres, Forquilhinha e Matias, na margem esquerda, e os rios das Antas, Ribeirão Vermelho, das Águas Claras e Vargem do Braço ou Pilões, na margem direita. Apresenta declividade de 67%, desde a sua mais alta nascente, a 700 metros, até os primeiros cinco quilômetros do seu percurso. As condições naturais da bacia do rio Cubatão foram modificadas pela ação do homem. Entre os principais problemas enfrentados pelo rio Cubatão do Sul estão o extrativismo vegetal e desmatamentos para a ampliação da área agrícola, fabricação de carvão e comércio de madeiras; o uso desordenado de agrotóxicos, o lançamento de esgotos de origem humana e animal e de lixo doméstico e hospitalar, a extração desordenada de areia para construção civil.
A bacia banhada pelo rio tem área de mais de 700 km², sendo que metade deles está dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – unidade de conservação ambiental. Na sua nascente, caracterizam rochas sedimentares pouco resistentes, enquanto na maior parte do seu curso existem rochas cristalinas mais antigas e bastante erodidas. A água do rio abastece a maior parte dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
Curtir o que a cidade tem de melhor, suas fontes termais e uma hospedagem confortável no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA só pode ficar melhor se você se permitir se aventurar nas corredeiras que o Rio Cubatão oferece. Que tal tentar?


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 02:38:52 - 1713580732
Já foi!