Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Salto de Pêndulo: preparado para esta aventura?

As cidades de São José dos Ausentes (RS) e Ubirici (SC) oferecem esta experiência incrível

Gosta de esporte de aventura? Quer experimentar uma emoção diferente? Então que tal saltar de pêndulo? A experiência vai muito além da adrenalina de saltar do penhasco em queda livre por alguns segundos. É a oportunidade de enfrentar os seus medos, quebrar paradigmas, superar seus limites e, principalmente, viver uma experiência transformadora. As cidades de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e Ubirici, em Santa Catarina, são os locais perfeitos para a prática da atividade. A empresa Natural Extremo é responsável pela aventura que leva centenas de pessoas a enfrentarem seus medos e limites. Saiba mais!

 

Em São José dos Ausentes o salto de pêndulo é realizado em uma das maiores cachoeiras do Brasil. O salto com 80 metros de queda e mais de 3.5 segundos de queda livre, no Cânion Amola Faca, é uma experiência de aventura, adrenalina e superação. A garganta onde se localiza o salto alcança os 550 metros de altura em seu ápice.  A cidade tem muita história e grande relevância no turismo no Rio Grande do Sul. Possui cânions altíssimos e duas das 10 maiores cachoeiras do Brasil. É por estes paredões verticais com alturas de mais de 600 metros que a equipe da Natural Extremo acabou se apaixonando. Desde a primeira visita até o lançamento do pêndulo foram inúmeros projetos realizados na natureza local característica. Foram desde highline atravessando o pequeno cânion da cachoeira Peral Branco até o maior Highline já montado no Hemisfério Sul, com mais de 1km de extensão.

Como chegar

Você deve estacionar seu carro no local indicado e caminhar por aproximadamente 1km até o local do salto. São aproximadamente 20 minutos de caminhada seguindo as placas indicativas que vão te levar até o local do salto. Neste trajeto praticamente plano você vai passar por trechos encharcados que demandam o uso de uma bota de trekking impermeável (super recomendado) ou galocha (bota de borracha).

 

Ubirici é quem tem o título de maior pêndulo do Brasil em altitude. Ele está localizado no Cânion Espraiado: um penhasco com 500 metros de altura, vegetação nativa e muitas cachoeiras para apreciar e se apaixonar. O lugar é perfeito para caminhadas entre amigos e familiares e contemplação da natureza. Montado com fitas dinâmicas de slackline, o sistema principal e de backup fica preso em sólidas ancoragens instaladas nas rochas. O participante salta com duas cordas dinâmicas presas a ele. E essas cordas ficam presas em uma placa entre os slacklines. As duas cordas ancoradas na cadeirinha do participante são dinâmicas também, ou seja: são as mesmas usadas em escaladas. Isso garante maior elasticidade, sendo imperceptível o tranco gerado ao esticar a corda, fazendo com que os corajosos que se desafiam a saltar tenham uma experiência extremamente radical e suave ao mesmo tempo.

 

Como chegar

Existem apenas duas opções: ambas têm 10km de distância começando na Pedra da Águia em Urubici, último ponto de acesso de carros de passeio, onde você deixa o carro estacionado.

A primeira opção é o transfer 4×4 – O trajeto utilizando 4×4 leva em torno de 1h25 até a chegada no abrigo da montanha. Veículos de passeio não conseguem fazer esse trajeto. Você deve reservar com antecedência o serviço de transfer diretamente com o Cânion Espraiado.

A segunda opção é a trilha/caminhada – A caminhada até o abrigo da montanha é feita pelo mesmo caminho do 4×4. Você não precisa de guia para fazer este trajeto. Os 10km de caminhada possuem muita subida, pedra, lama, buracos. Ela é considerada de intensidade média/alta e as pessoas costumam levar de 3h a 5h para realizar a subida, dependendo de sua condição física.

A trilha até o pêndulo

Após você chegar no topo do Cânion Espraiado, no abrigo da montanha, você começa a caminhada que leva em torno de 30min até o local do salto. Esse trajeto requer botas impermeáveis ou preferencialmente uma bota de borracha. Durante o percurso você vai passar por um pequeno riacho, lugares alagados e bem embarrados. É recomendado levar uma jaqueta corta vento e impermeável e estar preparado tanto para o calor quanto para o frio no mesmo dia. Não esqueça do seu lanche e da água.

 

COMO FUNCIONA O SALTO DE PÊNDULO

Escolha a data

Você deve escolher uma data na qual acontece o Salto de Pêndulo em Urubici ou em São José dos Ausentes e comprar o ingresso para o dia que deseja saltar. Geralmente sexta-feira, sábado e domingo, com algumas exceções em casos de feriados regionais/nacionais.

Hora marcada

Na hora da compra do ingresso você deve escolher o horário disponível para saltar no dia previamente já selecionado. Cada salto dura, aproximadamente, 10 minutos.

IMPORTANTE:

Planeje sua viagem de acordo com o horário do seu salto, o tempo do trajeto até o topo do Cânion e o tempo de caminhada do local onde estaciona o carro até o local do salto. É muito importante ter em mente cada etapa de seu dia. Você deve chegar com 1 hora de antecedência.

Pesquise, prepare-se e se planeje para esta grande e inesquecível aventura!

 

Fonte: naturalextremo.com


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 06:07:40 - 1713593260
Já foi!