Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Que tal curtir o feriadão de São Jorge

São Jorge é padroeiro do Rio de Janeiro e, por isso, a data é considerada feriado no cidade

Você sabia que São Jorge é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro? E que, por isso, a data é considerada feriado na cidade? O Dia de São Jorge é comemorado anualmente em 23 de abril. Neste dia, milhões de devotos prestam homenagem ao famoso guerreiro São Jorge.

 

Quer saber mais sobre a lenda?

 

Nativo da Capadócia, de uma família cristã, São Jorge vivia na Palestina no século IV. Foi soldado do exército do imperador Diocleciano, foi martirizado na Líbia pelo mesmo imperador que declarou guerra aos cristãos. Ele sofreu tortura e foi decapitado. Segundo a lenda, ele teria salvado a filha de um rei das garras de um dragão, e todos os habitantes da cidade que ele aterrorizou. O dragão, com seu hálito fétido, ameaçou queimar a cidade se eles não lhe dessem, diariamente, jovens escolhidos ao acaso. São Jorge chega no dia em que a filha do rei é escolhida. Em seguida, São Jorge avança corajosamente em direção ao dragão e o mata com uma espada, invocando Deus e Jesus. A princesa é salva, e o dragão domado. Em seguida, toda a cidade se converteu ao cristianismo.

São Jorge é representado vestindo uma armadura e uma capa vermelha, montado em um cavalo branco, uma mão segurando uma lança, e derrotando um dragão. Sua imagem é carregada de símbolos e significados. A armadura simboliza a armadura do cristão, o capacete representa a certeza da salvação, o cinturão a verdade. São Jorge é representado como um guerreiro, vestido para combater o mal. A espada e a lança representam a palavra de Deus, a capa vermelha seu martírio. O cavalo branco representa a pureza e santidade. O dragão representa todo o mal que quer nos destruir. Sua sepultura já foi um lugar de peregrinação no século VII. Desde então, ele é o santo padroeiro da Inglaterra, Portugal, Espanha, Veneza, Génova e Catalunha.

 

 

Os devotos brasileiros a São Jorge

No Brasil, São Jorge é invocado contra a perseguição, a tentação, a inveja, o desemprego, e também para a proteção e prosperidade. São Jorge, o Santo Guerreiro, como é chamado pelos brasileiros, é associado à lua nos cultos afro-brasileiros: na Bahia, ele é Oxossi (orixá) e no Rio, Ogun. A tradição diz que as manchas da lua são o santo milagroso, seu cavalo e sua espada, pronto para defender aqueles que pedem por sua ajuda.

Celebração do dia do Santo Guerreiro

Milhares de pessoas vestidas de vermelho e branco vão para a igreja de São Gonçalo e São Jorge no Centro do Rio, onde é possível ver seus devotos cantando em sua homenagem e fazendo disparos de fogos de artifício, enquanto as calçadas da igreja são lavadas com água. As celebrações ocorrem ao longo do dia e procissões são organizadas em diferentes partes da cidade.

 

Conheça a oração

“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo não alcançarão o meu corpo, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.”

 

Que tal aproveitar o feriado de Páscoa e emendar com o feriado de São Jorge? Você pode curtir dias incríveis na cidade maravilhosa e ficar hospedado conosco aqui no Plaza Barra First.

 

Fonte: http://calendario-feriados-brasil.com.br


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-20 09:37:35 - 1713605855
Já foi!