Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Setor hoteleiro brasileiro é um dos mais otimistas do mundo com relação a perspectivas para 2015

O TripAdvisor® anuncia os resultados do seu estudo bianual, o TripBarometer – maior pesquisa do mundo feita com viajantes e hoteleiros. Realizado em nome do TripAdvisor pela empresa de pesquisa Ipsos, o levantamento revela tendências de viagem ao redor do globo, com base em 44 mil respostas de viajantes e empresários do setor hoteleiro em 32 países – no Brasil, foram entrevistadas cerca de 2.700 pessoas dos dois grupos. O TripBarometer destaca, ano-a-ano, as mudanças nos planos de gastos do consumidor, planejamento de viagem e confiança do hoteleiro no país.

O levantamento consultou cerca de 10 mil hoteleiros ao redor do mundo com o objetivo de mensurar o nível de confiança do setor com relação ao mercado em 2015. Levando em consideração três principais aspectos – investimentos planejados em diversas áreas como reformas e renovações, contratação e capacitação de funcionários e marketing; planos de aumentar as diárias em 2015; e otimismo com relação aos lucros –, a pesquisa descobriu que o empresário brasileiro do setor de hospitalidade está entre os cinco mais otimistas do mundo – atrás apenas de Indonésia, Índia, México e África do Sul.

Previsão de investimentos

O estudo aponta que, em 2015, os hoteleiros devem investir mais em diferentes áreas, com destaque para o gerenciamento de reputação online. O crescimento das verbas destinadas a essa prática está relacionado à importância que os empresários estão dando ao feedback dos hóspedes nos meios online. Quando questionados sobre quais elementos consideram os mais primordiais para o futuro dos seus negócios, a reputação online foi citada como “importante” por 93% dos pesquisados e “muito importante” por 79% dos entrevistados.

No Brasil, os dados permanecem relevantes: 73% afirmam que vão investir mais recursos para gerir a imagem de seus hotéis na internet.

No entanto, para o empresário brasileiro, a qualidade do serviço prestado lidera a lista dos itens mais importantes para o sucesso do negócio.

Otimismo com os lucros

“Otimista” e “Muito otimista”. É dessa forma que três em cada quatro hoteleiros (75%) se sentem com relação aos seus lucros neste ano, sentimento semelhante ao de empresários de outras partes do mundo. Desde a primeira edição do TripBarometer, realizada há dois anos, os resultados globais têm mostrado uma crescente confiança: 67% em 2013 e 73% em 2014. De acordo com os entrevistados brasileiros, eventos locais e congressos terão o maior impacto positivo nos lucros em 2015. Já as maiores ameaças são o aumento dos preços de passagens aéreas (65%) e a economia nacional (60%).

A confiança no mercado é tanta que 68% dos entrevistados nacionais disseram que planejam aumentar suas tarifas ao longo do ano para arcar com o crescimento dos custos indiretos.

O perfil do hóspede

O TripBarometer também mostra que 44% dos brasileiros pretendem gastar mais com viagens em 2015, se comparado a 2014. E por quê? A resposta é simples: metade dos entrevistados disse que vai investir na “viagem dos sonhos”. E os destinos mais desejados pelos turistas nacionais são Itália (39%), EUA (36%), Grécia (35%), França (34%), Caribe (31%), Alemanha (30%), Portugal (29%) e Espanha, Reino Unido e Austrália (todos com 27% das preferências).

De acordo com o levantamento, o brasileiro vai gastar, em média, R$ 11.700 por pessoa com viagens neste ano. Um outro dado importante para o setor: é que o preço continua sendo o fator mais importante na hora do hóspede decidir em qual lugar vai passar as suas férias.

“O TripBarometer deste ano revela uma crescente confiança do setor global de hospitalidade, com um em cada dois hoteleiros elevando tarifas e um crescimento significativo no otimismo em todo o mundo”, diz Marc Charron, presidente do TripAdvisor for Business. “Aumentar o número de hóspedes recorrentes, encorajar reservas diretas e incentivar as avaliações online dos viajantes serão temas-chave para o setor hoteleiro deste ano”, completa.

Metodologia: O estudo TripBarometer do TripAdvisor é baseado em uma pesquisa online realizada a entre 16 janeiro – 2 fevereiro de 2015, conduzida pela empresa de pesquisa Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 46.277 entrevistas em 32 mercados, abrangendo sete regiões. A amostra é composta de 34.016 consumidores que são usuários do site TripAdvisor e painelistas da Ipsos que planejara sua viagem usando a internet no último ano; e 10.261 hoteleiros que utilizam os serviços do TripAdvisor, tornando-se o maior levantamento de viajantes e hoteleiros do mundo.

Os dados da pesquisa do consumidor são ponderados para representar o perfil conhecido da população on-line, para se manter em sintonia com as edições anteriores do TripBarometer. Igual ponderação também é aplicada em nível nacional para a pesquisa com os hoteleiros.

Sobre o TripAdvisor®

TripAdvisor® é o maior site de viagens do mundo* e ajuda turistas a planejarem e reservarem a viagem perfeita. O TripAdvisor traz dicas confiáveis de viajantes e inúmeros recursos de planejamento, além de contar com links para as ferramentas de reserva que pesquisam centenas de sites para encontrar os melhores preços de hotéis. Os sites do TripAdvisor juntos formam a maior comunidade de viagens do mundo, com aproximadamente 315 milhões de visitantes por mês** e mais de 200 milhões de avaliações e opiniões, cobrindo mais de 4,5 milhões de acomodações, restaurantes e atrações. Os sites operam em 45 países em todo o mundo, incluindo a China em daodao.com. O TripAdvisor também inclui o TripAdvisor for Business, um setor que se dedica a divulgar à indústria turística o acesso aos milhões de visitantes mensais do TripAdvisor.
TripAdvisor, Inc. (NASDAQ: TRIP) administra e opera sites sob domínio de outras 24 empresas de mídia de viagens, como: www.airfarewatchdog.com, www.bookingbuddy.com, www.cruisecritic.com, www.everytrail.com, www.familyvacationcritic.com, www.flipkey.com, www.gateguru.com, www.holidaylettings.co.uk, www.holidaywatchdog.com, www.independenttraveler.com, www.jetsetter.com, www.lafourchette.com, www.niumba.com, www.onetime.com, www.oyster.com, www.seatguru.com, www.smartertravel.com, www.tingo.com, www.travelpod.com, www.tripbod.com, www.vacationhomerentals.com, www.virtualtourist.com, www.kuxun.cn e www.viator.com
*Fonte: comScore Media Metrix para os sites do TripAdvisor, âmbito internacional, agosto de 2014
**Fonte: Google Analytics, média mensal de usuários únicos, 3º trimestre de 2014; não inclui tráfego do site daodao.com
©2013 TripAdvisor, Inc. Todos os direitos reservados.
FONTE: TRIPADVISOR


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 19:23:59 - 1711653839
Já foi!