Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Tarifa cultural do Plaza São Rafael incentiva a arte e a música

Tarifa cultural

Um concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA -, com o salão de atos da Universidade Federal do RS lotado, encerrou com emoção e vibração o VII Encontro de Flautistas do RS, evento que o Plaza São Rafael Hotel colaborou como um dos patrocinadores e, por esta razão, recebeu agradecimento especial da organização. A Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAS recebe e apoia a arte em suas várias expressões, faz parte da programação dos hotéis Plaza manter manifestações artísticas além, é claro, de preservar com extrema dedicação peças de arte, como quadros, telas, esculturas, fotografias que dão classe e alegram os ambientes tornando-os verdadeiras galerias de artes em hotéis. A Rede também, para incentivar o público, mantém desconto especial para quem participa de atividades culturais, oferecendo um valor especial de hospedagem com a sua Tarifa Cultural.
Neste mês de outubro, o Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, recebe a arte através da música em diversos acordes e melodias. Na próxima semana, o Hotel sediará a Festa Nacional da Música que reunirá artistas de todo o país, para uma extensa programação musical e cultural.
O Encontro de Flautistas do RS encerrou sua sétima edição, e consolidou-se como um dos mais prestigiados e tradicionais eventos do gênero no Brasil. Iniciado em 2008 por iniciativa de Leonardo Loureiro Winter do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, o encontro trouxe a Porto Alegre flautistas internacionais como Elena Cecconi, da Itália, Christine Beard, dos Estados Unidos; Crhistopher Lee do Canadá; e, também, Professores da Universidade Federal de Pelotas Raul Costa e da Universidade de Santa Maria, João Batista Sartor e Alexandre Eisenberg.
Além de recitais, masterclasseses, palestras, fóruns e comunicações de pesquisas voltadas para estudantes, profissionais, professores e para a comunidade em geral, o evento contou com o concerto com a OSPA, no Salão de Atos da UFRGS e recitais gratuitos no Instituto de Artes da UFRGS, no Instituto Ling, no Santander Cultural e na Casa da Música.

Saiba mais: A Flauta é um dos instrumentos mais antigos, arqueólogos encontraram flautas de ossos de animal, casca de árvore e outros materiais. Na Bíblia Sagrada encontramos referência a Jubal, “pai de todos os que tocam harpa e flauta”. Recentemente o arqueólogo Nicholas Conard encontrou uma flauta de osso de pássaro, ela foi descoberta em uma caverna da Alemanha, segundo o arqueólogo a flauta foi entalhada cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto.
Com o desenvolvimento do homem e novas técnicas, a flauta foi evoluindo, algumas flautas eram tocadas verticalmente como são as flautas doces modernas, outras eram tocadas transversalmente como são hoje as flautas transversais, ambas eram construídas em um único tubo de madeira com orifícios que eram tapados pelos dedos. Até Idade Média, a flauta vertical foi a mais utilizada do que a flauta transversal.
Nos Séculos XVII e XVIII com a evolução do período Barroco, a música instrumental foi enfatizada exigindo melhorias e avanços nos instrumentos de madeiras, e com isso a flauta transversal ganhou seu espaço, sendo agora mais utilizada do que a flauta doce (recorder). Como escreve Sávio Araujo “Claramente a flauta doce (recorder) não servia mais para essas funções e a flauta transversal tomou seu lugar, face à sua sonoridade mais brilhante e às maiores possibilidades de sua tessitura.” (ARAUJO, Sávio; Evolução histórica da Flauta até Boehm, 1999)

Diversas modificações foram feitas na flauta sem acrescentar grandes melhorias até que Theobald Boehm (1794-1881), virtuoso flautista alemão, compositor e físico, desenvolveu uma nova flauta que depois de vários estudos e criações, construiu em 1847 a flauta transversal na qual usamos até hoje, por isso as flautas transversais modernas são conhecidas como flautas de sistema Boehm.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 12:03:34 - 1711627414
Já foi!