Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça o Projeto Tamar, em Camaçari

O Projeto Tamar monitora 47km de litoral, incluindo Busca Vida

Arembepe, no município de Camaçari (BA), onde fica o Bahia Plaza Hotel, é o local onde fica a base do Projeto Tamar – destino imperdível para os amantes da natureza. Além de encontrar um pouco da história de diversos tipos de tartarugas e animais marinhos, a instituição ainda monitora 47km de litoral, incluindo Busca Vida (a praia do Bahia Plaza Hotel). A região concentra o maior número de desovas do País – aproximadamente duas mil, que geram cerca de 180 mil filhotes a cada temporada, principalmente das espécies cabeçuda (Caretta caretta) e de pente (Eretmochelys imbricata).
Nas áreas de reprodução, as praias de desova são monitoradas todas as noites durante os meses de setembro a março, no litoral, e de janeiro a junho, nas ilhas oceânicas, por pescadores contratados pelo Tamar, chamados tartarugueiros, além de estagiários e executores das bases. É realizado patrulhamento noturno para flagrar fêmeas em ato de postura, observar o comportamento do animal durante a desova, registrar dados morfométricos e coletar material biológico para posterior análise genética. Os pesquisadores monitoram os ninhos nos próprios locais de postura, ou transferem alguns, encontrados em áreas de risco, para locais mais seguros na mesma praia ou para cercados de incubação, expostos ao sol e chuva plenos, em praias próximas às bases de pesquisa. São feitas marcação e biometria das fêmeas, contagem de ninhos e ovos.
Neste pequeno recanto, é possível encontrar um pouco da história de diversos tipos de tartarugas e animais marinhos. O local, que fica a 30 km de Salvador, no litoral norte, é um lugar mágico, belo e de natureza rica. Todos os grupos pré-agendados que fazem visita ao local são acompanhados por pesquisadores, que repassam informações detalhadas sobre a conservação e a proteção das tartarugas marinhas em todas as fases do ciclo de vida.

Serviço
Projeto Tamar Arembepe
Endereço: Estrada Geral do Projeto Tamar, s/n
Arembepe, Camaçari – BA
Telefone: (71) 98127.0038
WhatsApp: (71) 99979.0392
E-mail: cv.arembepe@tamar.org.br
Horário: Fechado temporariamente para manutenção.
Atendimento a grupos continuam a acontecer (somente com agendamento prévio pelo e-mail).
Ingresso: R$ 6,00


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 10:37:40 - 1714041460
Já foi!