Os principais representantes do turismo do Texas, nos Estados Unidos, participaram no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos nesta semana, em Porto Alegre, de uma rodada de negócios com agentes e operadores de turismo gaúchos. O evento reuniu perto de 100 pessoas, que conheceram os principais atrativos turísticos do estado americano, como cidades, parques de diversão, parques aquáticos, deserto texano, gastronomia, cultura, entre outros itens. A missão do Texas composta por 12 integrantes visitará ainda as cidades de Curitiba, Campinas e São Paulo. A especialista em marketing Morgan Taylor, do Texas Tourism (órgão oficial de turismo do estado norte-americano) disse que a iniciativa integra a estratégia do governo do Texas de ampliar a visibilidade do país no Brasil. Como parte destes esforços de divulgar o país, a missão ampliou para 12 o número de parceiros da comitiva – em 2013, foram oito representantes. Segundo Morgan Taylor, o Brasil é atualmente o mercado prioritário para o Texas na América do Sul. O estado norte-americano recebeu em 2013 cerca de 70 mil visitantes brasileiros, que somaram um gasto estimado de 121 milhões de dólares em território texano. Conforme Morgan Taylor, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor do Texas, atrás apenas do México, China e Reino Unido. A média de gastos dos brasileiros é de 1.750 dólares por viagem. Ela destacou que em 2013 desembarcaram mais de 32 mil brasileiros no país. O principal motivo da viagem: negócios.
Conforme Morgan Taylor, o Texas é um destino excelente para viajantes em busca de lazer ou negócios do mundo todo. “Viagens e turismo no Texas colaboram na economia do estado com 65 bilhões de dólares anuais, gastos por um número estimado de 220 milhões de visitantes”, acrescentou. Segundo Morgan Taylor, o turismo continua sendo a indústria mais importante da região, gerando diretamente 568 mil empregos e 4,4 bilhões de dólares em impostos ao país.
Comentários