Sombra, palmeiras e água fresca para os hóspedes do Bahia Plaza Hotel
Quão familiarizado você é com uma palmeira? Seu conhecimento se resume a pensar que, um local com Palmeiras, é pra onde você deve ir, pois é garantia de um lugar paradisíaco? Bom, não podemos lhe tirar a razão. Realmente as palmeiras deixam qualquer ambiente mais bonito, nos fazem pensar em praia, mar, sol, calor. E para quem é apaixonado por este clima, avistar uma dessas plantas é um bom sinal. Porém, você sabia que há diferentes tipos delas?
Na Bahia, por exemplo, elas são muito comuns. E não são apenas um lindo “adereço” em praias paradisíacas. Elas são fontes de alimento e subsistência para o mundo tropical. Além disso, muitos povos tiram proveito dessas plantas, já que elas fornecem fibras, frutos, folhas, palmito, água, remédios e madeira. Também são grandes fontes de óleos vegetais, ricos em vitaminas.
Quer saber mais? Conheça algumas de suas espécies.
Buriti – Uma palmeira alta, que pode alcançar até 30 metros de altura, de tronco espesso, com até 50 cm de diâmetro; folhas em leque e proximidade com a água são características das veredas do Brasil Central, Pantanal e Cerrados. Outra curiosidade é que existem buritis machos e fêmeas. “Eles” produzem cachos que apenas resultam em flores. Já no caso “delas”, as flores se transformam em frutos. Mas, ainda assim, é preciso aguardar aproximadamente um ano para que os frutos estejam maduros e aptos para a colheita – o que acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Sabem aqueles “produtos” em que tudo tem uma utilidade? Pois o Buriti é um deles. Sua casca é bem dura: uma proteção natural contra predadores, e que também evita a entrada de água. A polpa de seu fruto é saborosa, de coloração alaranjada. Ela costuma ter um caroço no meio, mas em alguns casos pode ter dois e, em outros, nenhum. O buriti fornece palmito comestível, mas pouco utilizado. O óleo da polpa é usado para frituras e sua polpa, depois de fermentada, se transforma em vinho. Também é possível encontrar produtos como doces e picolés e seus frutos ainda podem ser utilizados na alimentação animal. A madeira pode ser utilizada em áreas externas da casa, as fibras de suas folhas podem ser utilizadas na confecção de esteiras, cordas e chapéus. Sua amêndoa resistente também é utilizada para pequenas esculturas. O fruto do buriti é rico em vitamina C e é um alimento energético.
Dendezeiro – Quando você lê este nome a primeira coisa que vem à cabeça é óleo de dendê? Na nossa também! Apesar de existir uma espécie amazônica de dendezeiro, a espécie usada no Brasil e no mundo para a extração de óleo é de origem africana. Segundo a história, essa é mais uma planta que veio com os escravos para o Brasil. No entanto, só existem essas duas espécies na natureza.
O óleo de dendê é o mais usado na alimentação dos brasileiros, e também é um dos símbolos da culinária baiana. Uma curiosidade é que as samambaias adoram se instalar em dendezeiros. A palmeira chega a ter 15m de altura. Seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto. Seu rendimento é muito grande, produz 10 vezes mais óleo do que a soja, 4 vezes mais que o amendoim e 2 vezes mais que o coco. Da amêndoa do fruto também se extrai um óleo usado em cosmética e na fabricação de chocolate. Aqui no Bahia Plaza temos pratos deliciosos preparado com esta delícia?
Coqueiro – Conhecido e explorado no mundo todo, o coqueiro é outra palmeira em que tudo pode ser aproveitado. Além disso, o coco é uma rica fonte nutricional, que favorece a oxidação de ácidos graxos e atua sobre a regulação da tireoide, acelerando o metabolismo orgânico e facilitando o emagrecimento. Considerada uma das árvores mais importantes do mundo, em função de ser uma atividade que gera emprego e renda em vários países do globo, seus frutos podem ser consumidos in natura ou industrializados na forma de mais de 100 produtos e subprodutos.
O Bahia Plaza Hotel conta com um belo coqueiral, que sombreia a caminhada dos hóspedes até a praia de Busca Vida, emoldurada por belas plantas que complementam o visual paradisíaco do local. Esperamos sua visita!
Comentários