Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Trilha Transcarioca: o mais novo atrativo turístico do RJ

Ela cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar

Se você está pensando em visitar o Rio de Janeiro, seja pela primeira ou pela décima vez, a cidade onde o Plaza Barra First está localizado tem um novo atrativo turístico imperdível: a Trilha Transcarioca. Ela cruza o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. É a maior trilha de longo curso do Brasil. Durante o seu trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos da cidade e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. A trilha pode ser percorrida na sua integralidade ou em seções, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários.

 Trilha Transcarioca

Saiba mais sobre esta novidade carioca:

Hoje, a Trilha interliga nove unidades de conservação de proteção integral:

Parque Natural Municipal de Grumari;

Parque Estadual da Pedra Branca;

Parque Nacional da Tijuca;

Parque Natural Municipal da Cidade;

Parque Natural Municipal da Catacumba;

Parque Natural Municipal Fonte da Saudade;

Parque Natural Municipal Jose Guilherme Merquior;

Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca;

Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Trilha Transcarioca

Além disso, ela permite o acesso a áreas protegidas como o Sítio Burle Max, o Parque Estadual da Chacrinha, o Museu do Açude e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em um segundo momento, a trilha deverá também abranger a Restinga da Marambaia e o Morro Cara de Cão.

Símbolo da união entre as três esferas do poder público, a iniciativa visa também à integração e o fortalecimento das áreas protegidas cariocas, no contexto da realização dos grandes eventos de abrangência internacional sediados pela cidade. Sua implantação é uma iniciativa do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo MMA em julho de 2011, e vem sendo intensamente planejada e implementada pelos gestores das unidades de conservação envolvidas, por meio de reuniões, oficinas e ações de manejo.

A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho (2000), respaldada em diversos exemplos bem sucedidos de trilhas de longo curso, como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia).

Além da geração de emprego e renda dentro dos princípios norteadores do desenvolvimento sustentável, é propósito do Mosaico Carioca que a Trilha Transcarioca siga o exemplo dessas trilhas, que geraram um incremento na visitação e diversas melhorias na gestão das áreas protegidas que cruzam. Pretende-se, ainda, que o estabelecimento da Trilha Transcarioca proporcione melhorias ambientais para a cidade, como o tão sonhado corredor florestal entre os maciços da Tijuca e da Pedra Branca, e a racionalização das unidades de conservação do Mosaico Carioca.

A Trilha servirá também de modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, servindo como uma ferramenta viva de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta montana.

Ficou interessado? Clique aqui, tira todas as suas dúvidas e planeje sua caminhada.

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 02:36:23 - 1711679783
Já foi!