Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A força do turismo para alcançar objetivos do desenvolvimento sustentável

O turismo para ajudar no desenvolvimento sustentável

Se depender da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo será um importante aliado no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tudo porque a entidade lançou, nesta semana, uma plataforma online, que tem como objetivo promover a realização dos ODS por meio do setor de Viagens e Turismo, chamada “Tourism4SDGs”. O desenvolvimento da ferramenta contou com o apoio da Secretaria de Economia da Suíça (SECO). A expectativa é promover um maior engajamento da atividade turística às metas da agenda global de desenvolvimento sustentável.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram propostos por líderes mundiais durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 e contam com uma rede multidisciplinar de apoio e parcerias, entre diferentes entes, para que sejam alcançados. Entre as 169 metas dos ODS estão: acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça e resolver as mudanças climáticas até 2030.

 

O turismo tem um papel de destaque nesse processo em razão de sua relevância econômica, uma vez que representa cerca de 10% do PIB e do emprego do mundo. Esse cenário faz com que a atividade seja essencial para o avanço dos ODS.

 

“O turismo desempenha um papel vital em muitos, se não em todos, dos 17 objetivos”, afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “O turismo amadureceu como uma atividade econômica transversal com profundas ramificações sociais, e a Plataforma de Turismo para ODS está proporcionando à comunidade global de turismo um espaço para co-criar e engajar-se para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, concluiu.

 

PLATAFORMA – O Tourism4SDGs.org é um espaço de co-criação que permite que os usuários acessem diversos recursos, adicionem suas próprias iniciativas, descobertas e projetos, além de motivar discussões e colaboração e compartilhar conteúdo relacionado ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

 

As três principais características da plataforma atuam como uma chamada para ação. Aprender, compartilhar e agir, os três níveis de interação no Tourism4SDGs.org, visam não apenas educar, mas também incentivar a conversação e a colaboração para um setor de turismo sustentável.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-18 23:21:13 - 1713482473
Já foi!