Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Ufo Space Plaza sedia a cerimônia de abertura da Semana Lixo Zero 2019

Semana do Lixo Zero 2019 em Porto Alegre

A Semana Lixo Zero 2019 inicia ainda esta semana, no dia 18, com a cerimônia de abertura no UFO Space Plaza, em Porto Alegre. Serão 10 dias dedicados à discussão e à reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade. Esta é a 5ª edição do evento na capital gaúcha. Esse ano, o evento vai acontecer em mais de 100 cidades, onde ocorrerão centenas de ações itinerantes – como fóruns, congressos, conferências, cursos e intervenções.

O projeto internacional Zero Waste International Alliance chegou ao Brasil em 2010 e ganhou o nome de Instituto Lixo Zero Brasil. Com isso, começou a ser realizada a Semana Lixo Zero, um período anual de palestras e ações gratuitas e acessíveis para toda a população conhecer das práticas mais simples às mais modernas existentes em termos de sustentabilidade. Na última edição (2018), só em território brasileiro, a temática abrangeu 20 estados e 45 cidades participantes, totalizando mais de 1,5 mil eventos e alcançando cerca de 150 mil pessoas.

A primeira edição realizada em Porto Alegre foi em 2014. Para 2019, o movimento ganhou força com a formação de uma numerosa equipe de voluntários envolvidos. O trabalho dos profissionais envolvidos resultou em mais de 100 ações cadastradas para o período entre 18 e 27 de outubro.

O evento de abertura acontece na sexta-feira, 18 de outubro, das 9h às 12h, com apoio do UFO SPACE PLAZA e será uma oportunidade de debate sobre a gestão de resíduos em Porto Alegre, seus principais problemas, soluções possíveis e elaboração de novas soluções. O tema será introduzido e mediado pelo ambientalista Lucas Fontes, curador do projeto Green Thinking, um dos selecionados para o evento internacional Lixo Zero – We Are

 

Durante o evento de abertura, o UFO PLAZA será posto de coleta dos seguintes resíduos:

1- Eletrônicos
2- Lâmpadas usadas
3- Óleo de cozinha

Os organizadores solicitam que cada participante leve seu próprio copo reutilizável para não gerar “lixo”.

Painelistas convidados:

  • Germano Bremm: Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade – SMAMS
  • Annelise Steigleder: Promotora de Justiça do Rio Grande do Sul – MPRS
  • Natália Pietzsch: empreendedora social e idealizadora da empresa Arco – Ações para Reciclagem e Compostagem
  • Luis Henrique: representante do Centro de Triagem Vila Pinto
  • Fabíola Pecce: idealizadora da Pasárgada – Oficina de Sustentabilidade

Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades