Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Vale do Itajaí, Vale Europeu e Vale da Cerveja. Afinal, o que define cada um deles?

Você sabia que, apesar dos nomes diferentes, esses locais têm muito mais em comum do que você deve imaginar?

Conhece o Vale do Itajaí, Vale Europeu e Vale da Cerveja? E você sabia que, apesar dos nomes diferentes, eles têm muito mais em comum do que você deve imaginar? Parece confuso? Calma que a gente explica.

O Vale do Itajaí é formado pela união de 54 municípios, agrupados em quatro microrregiõesBlumenauItajaíItuporanga e Rio do Sul. O Vale Europeu, caracterizado pela herança cultural alemã, italiana, austríaca e portuguesa, é uma região catarinense localizada no Vale do Itajaí. Desde fazem parte: Brusque, Guabiruba, Major Gercino, Benedito Novo, Ascurra, Rio dos Cedros, Timbó, Botuverá, Gaspar, Apiúna, São João Batista, Blumenau, Nova Trento, Canelinha, Luiz Alves, Indaial, Pomerode, Rodeio e Doutor Pedrinho. Já o Vale da Cerveja é uma rota que reúne algumas cervejarias de alguns municípios do Vale Europeu. Ficou menos confuso agora?

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da região e ficar por dentro de tudo o que você pode descobrir quanto estiver por aqui?

 

A colonização do Vale do Itajaí foi efetuada principalmente no século XIX por imigrantes alemães, que começaram a chegar em 1828 e vieram em grande número após 1850. Ali, eles receberam lotes de terra e passaram a se dedicar à agricultura, fundando colônias que se transformaram em cidades importantes, como BrusqueItajaí e Blumenau – as maiores da região. A influência germânica vai desde a arquitetura enxaimel, o idioma, a culinária, o artesanato e as festas típicas – com destaque para a Oktoberfest e Fenarreco.

Exercendo menor influência que os alemães, os italianos começaram a chegar à região nas últimas décadas do século XIX e colonizaram cidades como Itajaí, Rodeio (Santa Catarina) e Nova Trento, um dos maiores centros católicos do Brasil. Há, ainda, herança cultural dos colonizadores austríacos, poloneses e portugueses. Alguma dúvida de por que a região é chamada de Vale Europeu?

Quer saber o que fazer? Em Blumenau, que é o centro econômico e turístico do Vale do Itajaí, há grandes eventos como a Oktoberfest, que chega a receber mais de 500 mil visitantes em cada edição. A cidade – um lugar de paisagens europeias em meio ao verde da Mata Atlântica, que ganha os contornos coloridos dos ipês roxos e amarelos na época da primavera – é onde está localizado o Plaza Blumenau Hotel .

Se a sua intenção é comprar, Brusque merece um dia de visitas. Lá você encontra, especialmente, artigos de cama, mesa e banho e de vestuário. Tudo isso porque os imigrantes, que não tinham inclinação para a lavoura, introduziram a tecelagem em indústrias artesanais, que originou o parque têxtil local. É lá, inclusive, que acontece a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), uma das mais concorridas festividades catarinenses de outubro. No ramo calçadista, o destaque fica para São João Batista. Já Blumenau é famosa por seus cristais, porcelanas, têxteis, brinquedos e chocolates.

O turismo religioso tem destaque em Nova Trento. Em seu caminho há diversas trilhas que levam a cachoeiras, córregos e cascatas. São mais de 30 instituições ligadas à fé católica, incluindo o Santuário Santa Paulina, dedicado à primeira santa brasileira. Destacam-se, ainda, o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho. O roteiro conta também com igrejas luteranas em Blumenau.

Para finalizar, os morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são algumas ótimas opções para a prática de diferentes atividades, como trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain biking, voo livre e parapente. A tradição da bicicleta é mais uma herança dos colonizadores europeus. O circuito ciclístico intermunicipal do Vale Europeu, com 300 km, atravessa nove municípios.

Muitas dessas atrações acima também fazem parte do Vale da Cerveja. Pois é… Entretenimento, visitas às cervejarias, passeios por comércios do Vale Europeu e degustação da gastronomia típica, entre outras atrações fazem parte do Vale da Cerveja. O projeto se propõe a fazer com que o visitante vivencie as rotinas da região. Os trajetos preveem passeios pelas cervejarias de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode, Timbó, entre outros, com percursos flexíveis que podem ser adequados de acordo com os interesses dos turistas. Para saber mais acesse www.valedacerveja.com.

Vale do Itajaí

E aí? O que acha de programar sua viagem baseado em nossas dicas? Lembre-se de agendar sua hospedagem conosco.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 10:14:24 - 1711707264
Já foi!