Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Que tal um passeio pelo Viaduto 13?

Construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro na década de 1970, possui 143 metros de altura e 509 de comprimento

Já ouviu falar no Viaduto 13 da Ferrovia do Trigo? Ele é chamado assim por ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, distante aproximadamente 156km de Porto Alegre. Construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro na década de 1970, possui 143 metros de altura e 509 de comprimento. É o 2º viaduto de trem mais alto do mundo e o mais alto da América Latina. Ele está localizado no município de Vespasiano Correa (a 170km da Capital).

Viaduto 13

Foto de Ezequiela Telles e André de Carvalho

A caminhada pela Ferrovia do Trigo é um dos trekkings mais interessantes do Rio Grande do Sul. São quase 50 km pelos trilhos dos municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa e Muçum. A trilha pela linha ferroviária atrai muitos caminhantes porque passa por um grande trecho de serra. O trajeto é repleto de túneis de até 2 km de extensão e 21 viadutos.

Atualmente, o local é muito procurado por turistas aventureiros e para a prática de rapel e bangee jumping. A chegada é por baixo dele, ao lado do Rio Guaporé, onde a visão é impressionante. Não parece possível que o trem passe lá em cima. Muita gente vai visitar o Viaduto nos fins de semana. A estrada de acesso à parte de cima termina entre o viaduto e um túnel. Vista linda e altura impressionante. Quando estiver em Porto Alegre, hospedado no Plaza São Rafael Hotel, programe-se para conhecer o local.

 

Como Chegar ao Viaduto 13?

Não existe transporte público até o V13, sendo necessário fazer o trajeto com carro particular ou caminhando, fazendo trekking pela Ferrovia do Trigo,

 

 

De carro

Quem está em Porto Alegre, precisa ir, primeiro, até Muçum ou Vespasiano Correa. O caminho mais rápido é ir até Lajeado, pela BR 386, e depois tomar a RS-130. Esse trajeto demora cerca de 2 horas e 45 minutos. Outra opção é ir pela Serra, o que levará algo como 3 horas e 15 minutos. Primeiro, vá até Bento Gonçalves. Aí, será necessário descer a RS 431, por Faria Lemos, até a RS 129/RS 130, em Dois Lajeados. Existe um acesso por Muçum e outro pela própria cidade de Vespasiano Correa. O caminho por Vespasiano Correa é mais curto, porém muito sinuoso e deve ser evitado à noite e em dias de chuva. Por Muçum, faz-se um trajeto tranquilo, percorrendo a beira do rio Guaporé.

 

Transporte público

É preciso pegar um ônibus até Muçum ou Guaporé, e de lá seguir pelos trilhos. Muçum está a cerca de 5 horas de caminhada do V13, enquanto que Guaporé está a um dia e meio de distância.

Viaduto 13

Foto de Ezequiela Telles e André de Carvalho

 

Sobre o viaduto 13 e a Ferrovia do Trigo

Inaugurado em 1978, a obra, começou a ser projetado logo após a Segunda Guerra Mundial, e levou mais de 67 anos para ficar pronto. Em grande parte, por causa da geografia entre Guaporé e Muçum, onde estão 21 dos 26 viadutos da ferrovia. Diversas montanhas tiveram que ser perfuradas para construção de túneis que permitissem a passagem dos trens.

Que tal uma aventura dessas? Chame suas melhores companhias e faça um passeio inesquecível.

 

Fonte:  apenomundo.com/ viagensecaminhos.com


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 00:48:18 - 1711673298
Já foi!