Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Pomerode: um pedacinho da Alemanha próximo a você

Tranquila e charmosa, a cidade é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida

A cidade de Pomerode, que fica próxima ao Plaza Blumenau Hotel, tem seu nome ligado à origem de seus fundadores: imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo “-roda” (do verbo “roden”, que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como “Pommeroda” – o mesmo que “Roçado dos Pomeranos”.

 

Saiba mais!

 

Localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, Pomerode é uma pequena cidade com cerca de 30 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Um de seus atrativos são os sorvetes artesanais – leia aqui!

Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados de seus colonizadores. A educação e a economia são os atuais grandes destaques do município, emancipado de Blumenau desde 1959. Além da dedicação ao trabalho e à fé religiosa, a herança da cultura germânica é retratada na arquitetura de casas e ruas de Pomerode.

O maior acervo de construções em enxaimel do país se encontra na “Rota do Enxaimel”, um trajeto turístico que apresenta mais de cem casas tombadas pelo patrimônio histórico em nível municipal, estadual ou federal. Para fascinar ainda mais turistas e moradores, a cidade exibe grupos folclóricos, bandinhas típicas, corais e 16 Clubes de Caça e Tiro, que surpreendem a todos com festas singulares. Em termos de lazer, a cidade é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Pomerode se destaca por ser o maior polo gastronômico da região, conhecida como “Vale Europeu”. O ambiente acolhedor dos restaurantes convida o visitante a apreciar o sabor de pratos típicos. As confeitarias oferecem irresistíveis tipos de pães, cucas, bolachas, doces e tortas. Tudo isso evidencia a forma com que o povo desta ‘vila europeia’ preserva as tradições e o patrimônio local.

 

Conheça alguns dos atrativos turísticos

 

Teatro municipal

Com capacidade para 498 espectadores, o projeto arquitetônico valoriza instalações comerciais e industriais, concebendo uma arquitetura peculiar. Busca elementos característicos, como telhados cerâmicos, alvenaria de tijolos aparentes e com reboco, estruturas de madeira e volumetria. Desta forma, o teatro se harmoniza com a arquitetura do conjunto onde está localizado o “Complexo Weege”, um dos mais importantes conjuntos industriais do Vale do Itajaí.

Pomerode

Parque Municipal de Eventos

É o local onde se realizam os principais eventos da cidade, como a Festa Pomerana e o Festival Gastronômico. Com uma área de mais de 140 mil m², a estrutura dispõe de um Pavilhão Principal e inúmeros anexos. Entre os espaços à disposição da comunidade há um ginásio de esportes, sanitários, trilha para caminhada, pista de skate, pista de atletismo e estacionamento.

 

Museu Casa do Imigrante

Reconstruído com autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã, o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.

Pomerode

 

Portal Sul

Símbolo da cidade, o Portal Turístico foi construído para dar boas-vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Centro de Informações Turísticas. Além de conhecer mais sobre o município, no local é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães e comprar artesanato local.

 

Portal Norte

Foi inaugurado no ano 2000, em comemoração aos 41 anos de emancipação política de Pomerode e aos 25 anos das Malhas Malwee. Foi construído em homenagem aos imigrantes e colonizadores que fundaram Pomerode.

Pomedore

 

Rota do Enxaimel

Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura europeia no Brasil. Um dos maiores acervos de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode: são aproximadamente 220 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota do Enxaimel”.

 

Pomerode Jeep Tour

Organiza passeios, city tour e traslados, em veículo 4×4 do Exército. Proporciona experiência de aventura em áreas urbanas e rurais, como na Rota do Enxaimel, morros e vales, pontos turísticos tradicionais, roteiros gastronômicos e de compras. Para grupos de até 10 pessoas, dentro e fora de Pomerode.

 

Casa Siewert

Tradicional propriedade rural baseada na produção de milho e gado de leite, mantendo os equipamentos antigos em uso e apresentando aos visitantes as mudanças ocorridas ao longo dos anos na região. Aos fins de semana, serve também caldo de cana produzido na propriedade (aberto a visitante individual e cicloturista).

 

Trilha da Natureza

A trilha ecológica, de dificuldade leve, leva até uma bela cachoeira. O passeio é recheado de histórias sobre o desbravamento da região e informações sobre as árvores, animais e plantas nativas. Também podem ser adquiridas peças artesanais feitas em madeira.

 

Zoológico

Aberto desde 1932, o Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Mantido pela Fundação Hermann Weege, possui 45 mil m² de área e abriga cerca de 250 espécies, totalizando mais de 1,3 mil animais.

Pomerode

 

Passeio de Charrete

Também chamadas “carros de mola”, as charretes permitem ao visitante conhecer os cenários do Centro da cidade por meio de um passeio peculiar, muito tranquilo e agradável. Atualmente, aos fins de semana e feriados, o espaço em frente ao Zôo Pomerode é a área de embarque reservada aos charreteiros. Os carros de mola, precursores dos automóveis, fizeram parte da história da colonização de Pomerode. Eram veículos de tração animal usados para o passeio das famílias dos imigrantes e serviam apenas a situações especiais, como para se dirigir à igreja ou a eventos sociais.

 

Vila Encantada

Piratas, dinossauros e insetos gigantes. O ambiente curioso e encantador, que une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos, foi inaugurado em outubro de 2013. O projeto Vila Encantada foi criado com o objetivo de reunir a família em um lugar que misturasse lazer e educação.

 Pomerode

 

Atrações não faltam!!! Programe-se, informe-se e agende sua hospedagem conosco.

 

Fonte: www.vemprapomerode.com.br/

www.pomerode.com.br

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-25 04:38:40 - 1714019920
Já foi!