Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

Cheflera-gigante

Nome científico: Schefflera actinophylla
Nomes populares: Cheflera-gigante, Árvore-guarda-chuva, Árvore-polvo, Brassaia, Cheflera, Cheflera-da-folha-grande
Família: Araliaceae
Clima: equatorial, oceânico, subtropical, tropical
Origem: Oceania
Altura: 4,7 a 6 metros, 6 a 9 metros, 9 a 12 metros, acima de 12 metros
Luminosidade: luz difusa, meia-sombra, sol pleno
Ciclo de vida: perene

A Scheflera actinophylla é uma planta nativa de florestas tropicais úmidas da Indonésia e Oceania. Seu tronco é ereto, pouco ramificado e suas raízes são agressivas e superficiais, visíveis na superfície do solo quando o arbusto está mais velho. Suas folhas são grandes, palmadas, brilhantes, de cor verde-escura e textura parecida com o couro. As inflorescências surgem no final da primavera e início do verão e são muito grandes, vermelhas, com mais de mil flores pequenas, despontando acima da folhagem. Seus frutos são globosos, pequenos e vermelhos, contendo poucas sementes em formato de rim. O néctar abundante e a polpa suculenta são muito atraentes para as aves silvestres. Por isso mesmo, torna-se uma planta com poder altamente invasivo. As aves transportam as sementes que acabam germinando em telhados, muros de pedras e florestas. Sua erradicação é tão difícil que, em algumas regiões dos Estados Unidos seu plantio é proibido.
No Brasil é comum plantar a Cheflera-gigante no jardim como árvore ou em vasos, quando jovem, servindo como folhagem para a decoração de terraços ou interiores dada sua tolerância à pouca luz. No entanto, neste último caso o ideal é posicioná-la em local bem iluminado para que pegue o sol da manhã ou da tarde e protegida de correntes de ar ou ar-condicionado.
Além da espécie típica, há ainda outras duas variedades: a “Nova” com folhas recortadas e a “Variegata” com folhas manchadas de cor creme.

Fontes:

Árvore-guarda-chuva – Schefflera actinophylla

Árvore guarda-chuva – Schefflera actinophylla


Galeria


Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-30 02:05:39 - 1714442739
Já foi!