Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

Capoteira

Nome científico: Melaleuca quinquenervia
Nomes populares: Capoteira, Cajepute, Sete-capotes, Broad-leaf tea-tre, Cajeput, Cajeput-tree, Punk-tree, Swamp tea-tree, Five-veined paperbark, Numbah, Belbowrie, Niaouli, Kaya Putih, Paperbark Tree (“árvore-com-casca-de-papel”)
Família: Myrtaceae
Clima: subtropical, tropical, temperado
Origem: Austrália
Altura: até 24,4 metros
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra
Ciclo de vida: perene

Melaleuca quinquenervia é uma árvore alta, da família dos eucaliptos, podendo ultrapassar 24 metros. O nome específico vem do latim “quinque” – “cinco” – e “nervis” – “nervos” – referindo-se ao número de veias longitudinais presentes em suas folhas. A espécie prefere zonas úmidas, como margens de rios e lagos. A casca do seu tronco, esbranquiçada ou acizentada, parece desfazer-se em camadas de folhas de papel, expondo seu centro lenhoso.
As folhas são verde-acinzentadas, duras e estreitas, ovais e cheiram a cânfora quando esmagadas.
Suas flores são produzidas em forma de cachos brancos como um pincel e sua floração ocorre no inverno e na primavera. As flores dão lugar a pequenas e lenhosas cápsulas de sementes, que são espalhadas pelo vento e pela água.
Há muito os aborígenes conhecem as propriedades terapêuticas desta planta, utilizando-a para tratar constipações e dores de cabeça. Atualmente seu óleo é reconhecido por apresentar propriedades antissépticas e antibacterianas, sendo também utilizado na indústria cosmética.
Mesmo com todo seu potencial medicinal, a Melaleuca quinquenervia é uma planta que invade agressivamente uma série de habitats de áreas úmidas, incluindo pântano e pradarias úmidas. As árvores proliferam-se rapidamente, por produzirem e armazenarem grande quantidade de sementes: uma única planta é capaz de produzir até um milhão de mudas por ano. Muitas vezes forma matas impenetráveis, reduz a biodiversidade, desloca a vegetação nativa e reduz o valor desses habitats para a vida selvagem.

Fontes:
https://www.invasiveplantatlas.org/subject.html?sub=2783
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582011000100001
Composição química e bioatividade do óleo essencial das folhas frescas e secas de Melaleuca quinquenervia (Cav.) S. T. Blake (MYRTACEAE).pdf em http://repositorio.ufrr.br
http://anpsa.org.au/m-qui.html
https://www.arbolesornamentales.es/melaleucademurcia.htm


Galeria


Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 02:21:15 - 1714184475
Já foi!