Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Animais reabilitados retornam à natureza no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA

Animais reabilitados volta a sua vida na natureza

Atividades humanas dos mais diversos tipos têm causado inúmeros impactos sobre os animais silvestres. Por exemplo, muitos animais perdem seu habitat devido ao desmatamento, outros sofrem com atropelamentos e colisões com estruturas artificiais (ex.: vidros), enquanto outros são vítimas do tráfico de animais silvestres. Muitos desses animais, encontrados debilitados ou vítimas de tráfico, são resgatados e encaminhados para os chamados Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Em Santa Catarina, o CETAS-SC está localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, no município de Florianópolis, e atualmente é gerido conjuntamente pelo Instituto Espaço Silvestre (através do Programa Silvestres-SC) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

animais reabilitados

Aves a serem reintroduzidas nas matas do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA

No CETAS-SC, os animais resgatados são tratados, reabilitados e, quando possuem condições adequadas, são devolvidos à natureza. Um dos locais escolhidos para realizar a soltura destes animais é o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA. A presença de matas preservadas e a proximidade com o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, fazem do Plaza Caldas da Imperatriz um lugar ideal para o retorno desses animais à natureza. Sendo assim, uma parceria foi estabelecida entre Plaza Caldas da Imperatriz e as equipes do Instituto Espaço Silvestre e IMA para a realização de solturas e monitoramento destes animais silvestres.

No mês de setembro (23), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, representado pelo Sargento Ionai, esteve presente no Plaza Caldas da Imperatriz para realizar a soltura de alguns animais silvestres, dentre eles, diversas espécies de aves, como sabiás, canários, tiês, tico-ticos e trinca-ferros, além de mamíferos, sendo três furões da espécie Galictis cuja.

animais reabilitados

Pixoxó (Sporophila frontalis) reintroduzido nas matas do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA

No Plaza Caldas da Imperatriz os animais reintroduzidos irão receber suplemento alimentar de frutas e grãos nos comedouros e serão monitorados no local. A suplementação alimentar se faz necessária para que os animais possam gradativamente se adaptar às condições locais até aprenderem a encontrar o alimento por conta própria na natureza. O monitoramento dos animais, por sua vez, só é possível devido a uma marcação que os animais recebem assim que chegam no CETAS. Nas aves, por exemplo, essa marcação consiste em uma anilha metálica colocada no tarso da ave, que possui um código de letras e números específico. Assim que estes animais são vistos ou fotografados na natureza é possível identificar o código de cada animal e acompanhar seu processo de reintrodução e sobrevivência.

Recentemente a equipe do Plaza Caldas da Imperatriz conseguiu registrar nos jardins do Resort, algumas aves que foram reintroduzidas na natureza a mais de um ano! Veja a reportagem AQUI!

Ações como estas mostram a importância de parcerias público privadas para a conservação da natureza.

animais reabilitados

Furão (Galictis cuja) reintroduzido nas matas do Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA

O Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA, com seus mais de 30 anos desenvolvendo atividades de educação ambiental e apoiando a pesquisa científica na região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, tem se demonstrado um grande aliado da conservação da nossa rica biodiversidade.

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 21:37:18 - 1714253838
Já foi!