Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

AVES REINTRODUZIDAS NA NATUREZA SÃO AVISTADAS NO PLAZA CALDAS DA IMPERATRIZ

Observação de aves no Plaza Caldas da Imperatriz conta com uma enorme biodiversidade

O Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA é um verdadeiro paraíso natural com fauna e flora riquíssimas e de enorme biodiversidade. Pois, recentemente, o novo biólogo do Resort, Guilherme Willrich, captou duas imagens muito especiais de aves que haviam sido reintroduzidas nos jardins do Resort pela equipe do Silvestres SC (Instituto Espaço Silvestre). Os registros são de um tico-tico que foi solto no Plaza Caldas, em outubro de 2022 e de um trinca-ferro, que foi solto nos jardins/mata do Resort em março de 2023.

passarinho

Tico-tico com anilhas de monitoramento

Os animais estavam na mesma área que foi realizada a soltura, inclusive utilizando o comedouro do local.

Registros como estes mostram que as aves estão se adaptando muito bem a vida em liberdade e que solturas realizadas de forma correta garantem bem-estar aos indivíduos e ajudam na conservação das espécies. Também salienta a importância de se utilizar comedouros para soltura de algumas aves, pois auxilia na sobrevivência e adaptação. Mas, o mais importante é ver que, mesmo utilizando a área e o suporte alimentar, os animais não se tornaram dependentes deste, se comportando como outras aves de vida livre.

Passarinho

Trinca-ferro com anilhas de monitoramento

O acompanhamento das aves após a soltura é chamado de “monitoramento cidadão” e é valioso para entender melhor os processos de reabilitação e sobrevivência dos indivíduos. Todas as aves retornam para a natureza com alguma marcação, nesse caso, as aves estavam anilhadas, o que facilita muito o processo de identificação. A observação de aves é uma prática que pode caminhar junto com a ciência e faz parte da programação das atividades de ecoturismo do Resort (birdwatching).

Por suas características, a região do Plaza Caldas da Imperatriz é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental. Podemos afirmar que todos os hóspedes que chegam ao Plaza Caldas e interagem com as equipes de ecoturismo, irão levar para suas casas aprendizados e até imagens que se relacionam diretamente com a sustentabilidade e com o entendimento de nossas responsabilidades, como cidadãos, diante de tanta biodiversidade. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis da Serra do Tabuleiro, a torna um dos principais tesouros catarinenses.

E você, já registrou alguma ave anilhada, em vida livre?

Registros fotográficos por @gwillrich.

*A anilha é o documento de identificação da ave e do criador. Funciona como um RG, é um anel inviolável, e somente é possível colocar na pata da ave enquanto ainda é filhote, nos primeiros dias de vida.

Saiba mais sobre a região onde localiza-se o Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA:
Sobre a região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde localiza-se o Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA : maior unidade de conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do sul do Estado.

O Parque, que protege diversas espécies ameaçadas de extinção, ocupa cerca de 1% do território catarinense.

Essencial para a proteção desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos. Protegidas pela vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, como um importante regulador climático para essas regiões.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-29 00:05:49 - 1714349149
Já foi!