Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Curitiba: a capital modelo do Brasil

Moderna, a capital do estado do Paraná completou 326 anos em 2019. Conheça sua história

Este ano Curitiba completou 326 anos. A capital do Paraná é até hoje considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida. Conheça sua história!

 

Com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba foi fundada pelo capitão Matheus Martins Leme, em 1693. Em 1721, a vila passa a se chamar Curitiba, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente, colocando a cidade como uma das principais no mundo no que diz respeito a esse assunto.

 

A cidade vivia em extrema pobreza até 1812, quando foi usada como rota dos tropeiros. O comércio cresceu e prosperou, com lojas, armazéns e negócios ligados a transporte de gado. Quatro décadas depois, ganhou status de capital do Paraná e deu início ao planejamento urbano com obras de infraestrutura e reformulação no traçado urbano.

 

Em 1842 a vila ascendeu à categoria de cidade, com o nome definitivo de Curitiba, e em 1854 passou a ser a capital do Estado do Paraná. A partir do século XIX passou a ser um pouco europeia, com as imigrações em massa que mudaram o aspecto português da cidade. Os alemães chegaram em 1833, seguidos por poloneses, italianos, ucranianos e orientais no final do século, o que resultou numa alegre mistura que “fez a América” em Curitiba.

 

A vinda destes imigrantes contribuiu para uma diversificação de interesses da população tradicional, coincidindo com a criação e o início da aplicação da tecnologia na agricultura, com a criação de ferrovias e rodovias, e também com o surgimento de uma mentalidade sindical e cooperativista, exemplificada pelas associações instituídas na época e suas “caixas de socorro”. Também na arquitetura houve uma mudança radical: basta andar pelas ruas e olhar as igrejas de cúpulas bizantinas, as casas com lambrequins e outras construções que são uma influência da imigração.

 

Através de três grandes planos urbanos, Curitiba promoveu quatro grandes transformações: urbana, cultural, ambiental e econômica. Neste processo, organizou sua estrutura viária, disciplinou a ocupação do solo, montou um sistema eficiente de transporte coletivo, implantou um grande programa de proteção ao meio ambiente e atingiu níveis invejáveis de qualidade de vida.

 

Mas e hoje?

Hoje Curitiba é moderna, com uma economia baseada na existência de indústrias de transformação e beneficiamento, comércio, turismo e prestação de serviços. É uma cidade que vem desenvolvendo projetos com objetivos de uma maior e completa integração e humanização da mesma.

Vale a pena visitá-la. Aproveite sua hospedagem conosco para conhecer a cidade. Aqui no Plaza Plaza Ecoresort Capivari estamos apenas a 40min distantes de Curitiba. Programe-se!

 

Fonte: www.curitibasites.com/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-30 18:08:08 - 1714500488
Já foi!