Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza elimina uso de canudos plásticos de toda sua rede

Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade brasileira a proibir o uso de canudos de plástico

Sustentabilidade é uma palavra que vem sido usada há muito tempo. Um dos assuntos do momento, relacionado ao Meio Ambiente, é a obrigatoriedade do uso de canudos feitos com material ecologicamente correto (biodegradáveis e fabricados com materiais sustentáveis) nos estabelecimentos comerciais do Rio de Janeiro. A lei foi sancionada pelo prefeito da cidade, Marcelo Crivella. Assim, o município do Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade brasileira a proibir o uso de canudos de plástico. A Rede Plaza, representada pelo Plaza Barra First no Rio de Janeiro, eliminará o uso do material em todas suas unidades, não somente na capital carioca. Tudo pelo amor e respeito à natureza.
De acordo com a nova lei, quem descumprir a determinação será multado em R$ 3 mil, valor que será dobrado em caso de reincidência. Esta decisão é uma vitória da rede de mobilização urbana Meu Rio, que criou uma petição virtual para pressionar os vereadores a votar a favor do projeto. A petição recebeu mais de 15 mil assinaturas de cariocas que se mobilizaram pelo fim dos canudos de plástico na cidade.

Afinal de contas, qual o problema dos canudos plásticos?
Ele é o lixo plástico mais comum nas praias do Brasil, e responde por 4% do lixo plástico mundial. Além disso, foi o 7º item mais coletado nos oceanos em todo o mundo em 2017, de acordo com a ONG Ocean Conservancy. Somente nos Estados Unidos são usados e descartados, diariamente, cerca de 500 milhões de canudos. Esse número daria para encher 46.400 ônibus escolares ou dar duas voltas e meia no planeta, por dia, só de canudos. Segundo estatísticas, a vida útil de um canudo é de, em média, quatro minutos – tempo suficiente para você terminar sua bebida. Só que, feitos normalmente de polipropileno ou poliestireno, materiais que não são biodegradáveis, eles demoram até 100 anos para se decompor na natureza. Além disso, podem ser carregados pela chuva para mares e rios, impactando toda a fauna aquática. O canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico – partículas quase invisíveis que são prejudiciais à biodiversidade aquática e marinha e ao ser humano.

Que tal começar em casa e eliminar o canudo de sua vida? Basta querer!

Fontes: Meu Rio e O Globo


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-19 20:41:41 - 1713559301
Já foi!