Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Coronavírus: entidades do turismo brasileiro pedem ao governo a adoção de medidas emergenciais para garantir a sustentabilidade das empresas do setor

Medidas emergenciais para o turismo

As principais entidades do setor de Turismo do Brasil (Abav Nacional, ABIH, Abracorp, AirTkt, Aviesp, Avirrp, BRAZTOA, CLIA Brasil, FBHA e Fohb) formalizaram uma carta, enviada ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, contendo cinco medidas emergenciais visando garantir a sustentabilidade das empresas do setor de viagens e turismo, frente aos duros impactos do coronavírus.

Nela, dados que mostram a importância do setor e o impacto sofrido até o momento. Veja a seguir:

O setor do turismo faturou em 2019, R$ 238,6 bilhões, considerando as atividades de hospedagem e similares, bares e restaurantes, transporte de passageiros, agências de viagens e cultura e lazer. O número de pessoas formalmente empregadas nas atividades turísticas totalizou 2.983.080 trabalhadores.

É de conhecimento geral que a pandemia do Covid-19 vai impactar diversos setores da economia brasileira. O setor do turismo, contudo, já é um dos primeiros a sentir os impactos causados pelo fechamento de fronteiras e consequente cancelamento de viagens, encontrando-se totalmente paralisado.  Dados apurados junto a nossos associados indicam, no mês de março de 2020, uma taxa de cancelamento de viagens de 85%. Considerando que no mês de março de 2019 o faturamento do setor foi de R$ 19,2 bilhões, os impactos imediatos já preocupam a sustentabilidade dos negócios, uma vez que não há previsões de novos faturamentos

 

É a maior crise vivenciada pelo setor na era atual e prevemos um altíssimo índice de falências entre as empresas relacionadas ao turismo, resultando em milhares de pessoas desempregadas e impactos diretos e indiretos no PIB brasileiro.

 

As entidades do setor reunidas solicitam seu apoio para a viabilização de medidas urgentes para reversão deste cenário:

 

1) Disponibilização de linha de crédito especial na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para as empresas de turismo, com carência para início do pagamento de, no mínimo, 6 meses.

 

2) Aprovação de decreto para postergar o pagamento de impostos relativos à folha de pagamento, também por 6 meses, desde que quitados no exercício de 2020, conforme documento Texto para Decreto anexo.

 

3) Liberação do saque do FGTS para funcionários de empresas que exerçam atividade turística.

 

4) Parecer favorável do Ministério da Justiça em relação à remarcação de viagens contratadas pelo consumidor, frente ao cancelamento e devolução de valores. As agências não possuem reservas hoje para realizar a devolução de valores e a remarcação da viagem seria uma solução para manutenção do negócio sem prejudicar o consumidor. Vimos ainda reivindicar que a Nota Técnica nº 2/2020/GAB-SENACON/SENACON/MJ seja transformada em Portaria para que ela possa ser utilizada de forma mais ampla pelo setor.

 

5) Redução do IRRF a 0% nas remessas para pagamentos de serviços turísticos ao exterior.

 

Acreditamos como a maioria que a pandemia do COVID-19 será superada em alguns meses. Nesse momento será fundamental para a recuperação do setor, que tenhamos pronta uma campanha envolvendo ofertas promocionais de viagens pelo Brasil.

 

ABAV Nacional – Associação Brasileira de Agências de Viagens

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas

AIRTKT – Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e Serviços de Viagens

AVIESP – Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo

AVIRRP – Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região

BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadoras de Turismo

CLIA Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 22:44:14 - 1711665854
Já foi!