Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Blumenau ganha status de uma das cidades mais avançadas do mundo em tecnologia de mobilidade urbana

Blumenau ganha status importante

Com conclusão prevista para março de 2020, os 352 mil habitantes de Blumenau (SC) terão uma das cidades mais avançadas do mundo em tecnologia de mobilidade urbana. A ENGIE desenvolveu um projeto inovador para transformar a gestão do trânsito local.

O projeto consiste no fornecimento do Centro de Controle Operacional de Blumenau (CCO), que conta com o Software Livin’ da ENGIE. O Livin’ será a Plataforma Única de Integração e será responsável pela Gestão do “Cinturão de Monitoramento”, Sistemas de segurança viária (CFTV) e detecção automática de incidentes (DAI), Semáforos, Ponto de Informações, Transportes Públicos, Ocorrências da Defesa Civil, Mídias Sociais e Waze. Neste contexto também serão fornecidos os equipamentos do CCO, como Video-wall, mesas controladoras, controle de acesso, detecção e alarme de incêndio.

Faz parte ainda do projeto o fornecimento e instalação nas vias públicas do “Cinturão de Monitoramento” da cidade, composto por 66 câmeras e Software Analítico para identificar automaticamente as placas dos veículos (OCR), seus atributos e classificação, além da implantação de outras 98 câmeras de CFTV e DAI.

O objetivo do projeto é contribuir para a segurança pública, diminuição e agilidade na resposta a acidentes, além de auxiliar na fiscalização da frota que circula no município de Blumenau.

“A transformação digital que está ocorrendo já transforma o modo como as cidades operam, mais conectadas e assertivas, utilizando recursos inteligentes para ampliar a qualidade dos serviços. O trabalho desenvolvido pela ENGIE está alinhado ao que há de mais moderno, refletindo para o cidadão em mais segurança e eficiência”, destaca o diretor-presidente da ENGIE Soluções, Leonardo Serpa.

Para o prefeito Mário Hildebrandt é de extrema importância o contrato assinado com a ENGIE. “O objetivo é trabalhar e construir a Blumenau que nós queremos para nossos filhos e nossos netos daqui a alguns anos. E essa discussão precisa passar pela Segurança Viária e por mais mobilidade para nosso motorista, nosso pedestre, nosso ciclista e garantir mais qualidade de vida para a população”, afirma.

A ENGIE já é uma parceira da cidade de Blumenau, sendo responsável desde 2012 pela Operação e Manutenção da Iluminação Pública do município, por meio do Consórcio SQE LUZ com a empresa Quantum engenharia.

Além de soluções ligadas à mobilidade urbana, a ENGIE oferece também soluções para cidades na área de geração solar distribuída, infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, dentre outras que possibilitam as cidades a se tornarem mais inteligentes, humanizadas e sustentáveis.

“Os recursos precisam ser pensados de modo coordenado e inteligente. Trata-se de respeito aos investimentos dos contribuintes que experimentam um retorno mais efetivo em segurança pública e mobilidade. A ENGIE tem vasta experiência nesse sentido, com resultados perceptíveis para a população e atuação em mais de 60 cidades no Brasil e no mundo”, complementa Serpa.

O projeto, que contempla ainda o treinamento e capacitação dos agentes da Prefeitura para operação do sistema, já está sendo implantado e deverá estar em pleno funcionamento em cerca de seis meses.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-30 10:10:14 - 1714471814
Já foi!