Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Ave rara da Mata Atlântica é documentada no Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA

Ave rara embelezam os jardim do Plaza Caldas da Imperatriz

O Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA, em Santo Amaro da Imperatriz – SC, recebeu a visita do Biólogo e Ornitólogo Cristiano Voitina, autor do livro Aves Catarinenses, e dos produtores audiovisuais Márcio Cunha e Silvio Marchetto, da BirdcheckBrasil, produtora que divulga as atividades de pesquisas e observações de aves por todo o Brasil.

Ave rara

O principal objetivo da visita e trabalho de campo no Plaza Caldas, além de mostrar um ótimo destino para observadores de aves, foi captar imagens de uma espécie de ave considerada rara e muito difícil de ser avistada, o Entufado (Merulaxis ater), pertencente a família Rhinocryptidae, a qual também pertencem os macuquinhos e tapaculos, todas aves terrícolas e difíceis de serem observadas e fotografadas.

O primeiro registro do Entufado em Santa Catarina foi feito em 2003, quando um indivíduo entrou acidentalmente numa armadilha para capturar roedores, em área de pesquisa dos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina em convênio com o Resort Plaza Caldas da Imperatriz em Santo Amaro da Imperatriz-SC (a ave foi devolvida a natureza).

Alguns pesquisadores chamam o Entufado carinhosamente de “rato de penas”, devido ao hábito terrícola e camuflado da espécie. Também é uma espécie muito exigente em hábitat preservado, por isso ocorre nas matas primárias (virgens) do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior Unidade se Conservação de Santa Catarina e Unidade com maior diversidade de aves do Sul do Brasil, junto ao Plaza Caldas da Imperatriz.

ave rara

 

No Instagram do Plaza Caldas foi postado um vídeo da equipe @birdcheckbrasil em um dos momentos emocionantes da captura das imagens em fotos e vídeos de um bando de Taperuçus de coleira branca. A emoção do fotógrafo é flagrante: “taperuçus-de-coleira-branca, em uma performance de voo avassaladora, era possível escutar o ruído das asas cortando o ar. Inesquecível”. Aquele momento quando toda a teoria se manifesta na prática e a natureza faz seu show, parecendo querer mostrar sua grandiosidade e pedindo proteção daqueles que divulgam esses trabalhos. Um orgulho para o Plaza Caldas e para Rede Plaza de Hotéis estar de mãos dadas com biólogos e estudiosos que dedicam seu tempo a biodiversidade e recolhem documentação para estudos no presente e no futuro, além da alegria de ser berço de tantas espécies raras, belas e diversas.

 

Obrigada ao colega biólogo Fernando Bruggemann pelo apoio nos enviando fotos e informações incríveis como essas!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 23:28:12 - 1714260492
Já foi!