Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Dia das Aves, por que as aves importam?

Dia das Aves

No dia 5 de outubro é comemorado o “Dia das Aves” e você deve estar se perguntando “Por que isso é importante?” Para responder a essa pergunta precisamos entender por que as aves importam?

As aves constituem um dos grupos de animais vertebrados mais diversos do planeta, com aproximadamente 10.000 espécies distribuídas em todo o globo. No Brasil, ocorrem 1971 espécies, segundo a última atualização realizada pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Toda essa grande diversidade de espécies faz com que as aves desempenhem inúmeras funções dentro dos ecossistemas naturais, e é justamente nos papéis que as aves desempenham que está a sua grande importância!

Um dos papéis mais importantes que as aves possuem na natureza é certamente a polinização. Estima-se que aproximadamente 1200 espécies de aves em todo o planeta estejam relacionadas com a polinização das plantas. As aves são atraídas pelo néctar produzido pelas plantas e acabam levando o pólen de uma flor a outra, garantindo a polinização de plantas e, a consequente produção de frutos. Os beija-flores são algumas destas aves responsáveis pela polinização das plantas, assim como outras espécies, como o saí-azul e a cambacica.

Beija-flor

Beija-flor rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome) se alimentando de néctar e polinizando a bromélia Billbergia dystachia.

Após a polinização das plantas, ocorre a produção de frutos, os quais são amplamente consumidos pelas aves. Estima-se que cerca de 40% das espécies de aves do planeta façam o consumo de frutos. Como consequência desta dieta frugívora, as aves acabam dispersando inúmeras sementes de plantas pelo ambiente, seja através de suas fezes ou então através de regurgitação. Esta dispersão de sementes é outra função primordial que as aves desempenham nos ecossistemas, pois permite que as plantas se estabeleçam em novas áreas e que as florestas consigam se regenerar e se desenvolver. Dentre as aves frugívoras temos aquelas de grande porte, como a jacutinga, o aracuã, a araponga e os tucanos, e outras de menor porte, como os sabiás, sanhaços e saíras.

 

Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) se alimentado dos frutos do palmito-juçara (Euterpe edulis)

Outro papel importante das aves está no fato delas serem presas e predadores dentro da cadeia trófica. Muitas espécies animais se alimentam de aves, incluindo mamíferos (felinos, morcegos), aves (gaviões e falcões), répteis (serpentes), anfíbios (alguns sapos) e mesmo peixes e outros animais invertebrados (como aranhas). Do mesmo modo, as aves se comportam como predadoras, consumindo uma grande variedade de animais. Existem espécies de aves consideradas mais generalistas quanto ao consumo de presas, como é o caso do bem-te-vi e da gralha-azul, que podem predar insetos, anfíbios e mesmo pequenos mamíferos, enquanto outras são extremamente especializadas, se alimentando de apenas um grupo restrito de presas, como é o caso das aves insetívoras (limpa-folhas, andorinhas etc.). Como predadores, chama a atenção a grande importância das aves como controladoras das populações de suas presas, especialmente de insetos, muitos dos quais são considerados “pragas agrícolas”.

Juruva (Baryphthengus ruficapillus) se alimento de uma mariposa

Talvez um dos papéis mais importantes que as aves desempenham nos ecossistemas, e que está diretamente relacionado com a saúde humana, seja a eliminação de carcaças. Algumas aves especializadas, como os urubus e carcarás, são capazes de consumir carcaças de animais mortos, o que aumenta a velocidade da ciclagem de nutrientes e evita que o surgimento e transmissão de doenças entre as populações animais, incluindo os humanos. Muitas destas aves que fazem esse “serviço sujo”, como os urubus, são muitas vezes vistas como mau agouro e sofrem com o preconceito devido a sua aparência, no entanto, são as grandes responsáveis pela limpeza e saúde do ambiente.

Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus), ave carniceira

Diversas outras espécies de aves ainda podem desempenhar outras funções na natureza, como a remoção de parasitas de mamíferos, no caso das aves limpadoras. Outras são conhecidas como engenheiros dos ecossistemas, pois são capazes de mudar o ambiente para as outras espécies animais, como é o caso dos pica-paus que cavam buracos nas árvores. Mas o importante é que estas inúmeras funções garantem o funcionamento e o equilíbrio dos ecossistemas naturais e é por isso devemos celebrar o dia das aves! Mais que isso, devemos proteger estes animais, que além de todas as suas funções, nos presenteiam com seu canto e sua beleza!

No Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA já foram encontradas aproximadamente 250 espécies de aves, incluindo polinizadores, dispersores de sementes, carniceiros, engenheiros de ecossistemas, presas e predadoras. Esta rica biodiversidade nos mostra que o ambiente por aqui está extremamente saudável! E você tem a chance de ver estes incríveis animais por aqui, em nossos jardins e matas! Venha nos visitar e se encante!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-28 21:45:02 - 1714340702
Já foi!