Visita inusitada ao Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz
Um dia desses, o Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA, Fernando Brüggemann, parou na porta da Sala de Educação Ecológica do Resort e observou, no tronco de uma árvore, à menos de 2 metros de distância de onde estava, um movimento críptico*.
Olha, o bichinho só foi visto porque se movimentou, tamanha era sua camuflagem. Tratava-se de um Camaleãozinho (Enealius Iheringii), também conhecido como Lagartinho-papa-vento e/ou iguaninha. Provavelmente era um indivíduo juvenil.
O Camaleãozinho é uma espécie de réptil típico da Mata Atlântica e ocorre desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Pode viver no chão da mata e subir facilmente em árvores, onde se camufla perfeitamente. Atingem até 30 cm de tamanho, sendo que a cauda é duas vezes o tamanho do seu tronco. Alimenta-se basicamente de artrópodos (aranhas, insetos, lacraias, etc).
Nas trilhas do Plaza Caldas da Imperatriz, que adentram o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, eventualmente se encontram esses camaleõezinhos, que podem apresentar diferentes tonalidades de cores, do verde ao marrom. Inclusive, essa espécie já foi tema de pesquisa científica de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, de um aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina que mantém convênio com o Plaza Caldas da Imperatriz.
*Críptico: consiste no fato do indivíduo possuir ou ficar em um padrão e coloração parecidos com o ambiente em que vive, confundindo seu predador
Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann
Comentários