Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Conheça 4 cidades históricas do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Paraty, Petrópolis e Teresópolis: descubra os encantos de cada uma dessas cidades históricas

Nada melhor do que boas novidades, certo? Termos chegado ao Rio de Janeiro é uma das primeiras ótimas notícias para 2018. O Plaza Barra First vem conquistando seu lugar e seus fãs na região. E nossa equipe está descobrindo a cidade maravilhosa e as incríveis opções deste Estado tão lindo. Por isso, selecionamos quatro cidades históricas, começando pela capital:

Rio de Janeiro

Mais do que suas belas praias e forte turismo, a cidade também um dos berços da história do Brasil. O centro da cidade, as suas várias igrejas espalhadas por diversos bairros, da Lapa e até a Ilha Fiscal fazem parte de sua história. Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e Lagoa Rodrigo de Freitas atraem visitantes do mundo todo. Seu Centro Histórico é lindo, e possui pontos imperdíveis: o Museu Histórico Nacional, o Paço Imperial, a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional do Brasil, o Jardim Botânico, o Parque Lage, e a Igreja de Nossa Senhora da Glória. Há, ainda, casarões e igrejas que valem a pena para quem quer conhecer muito mais do que somente os principais pontos turísticos da cidade.

 

Paraty

Um dos locais mais lindos do Rio de Janeiro: cheia de praias lindas e cercada de montanhas –  uma perfeita combinação entre o azul do mar e o verde da mata. Devido à sua importância no ciclo do ouro, foi declarada Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e chegou a ser uma das cidades mais prósperas da Colônia e do início do Império. Quando você passar por lá, não deixe de visitar o Centro Histórico, que tem a ruas protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservando ainda o encanto colonial. Seus casarões abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. À noite, turistas se encontram no Centro para curtir, comer e comprar.
Outro local que precisa ser visitado é a Casa da Cultura, um centro cultural com exposições temporárias, shows e atividades infantis. Além disso, uma vez por ano acontece a FLIP (Festa Literária de Paraty). Mais do que um evento, a festa é considerada uma manifestação cultural. Uma dica: use sapatos confortáveis para curtir a cidade.

Cidades históricas

 

Petrópolis

Conhecida como a Cidade Imperial, é a mais populosa da Região Serrana e já foi considerada a cidade mais segura do Estado e a sexta mais segura do Brasil. Ela é muito procurada por seu clima ameno, que contrasta com as temperaturas mais elevadas da capital. Suas construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos.
Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, foi a rota preferida do Imperador para seus momentos de lazer e repouso. Algumas dicas dos lugares para conhecer:
Catedral de São Pedro. É neste local que Dom Pedro II e sua esposa Dona Teresa, a Princesa Isabel e Conde D’eu foram sepultados.
Palácio de Cristal. Com estrutura metálica francesa e paredes de vidro, o Palácio é um dos grandes atrativos da cidade. Ele foi encomendado pelo Conde d’Eu, como um presente para a Princesa Isabel.
Museu Imperial. Cercado por belos jardins, possui diversas espécies de árvores e flores vindas de todas as partes do mundo. Em seu acervo, há peças ligadas à Monarquia Brasileira, como mobiliários, documentos, obras de arte e objetos pessoais da família imperial.

Cidades históricas

Teresópolis

Ela é uma das cidades mais altas do estado, e uma das mais frias também. Justamente pelo clima mais ameno, durante as Olimpíadas de 2016 foi o local escolhido pela CBF para ser a sede de treinos da Seleção Brasileira de Futebol. Ela também faz parte da Rota Cervejeira, e conta com tour, cervejaria, restaurante e pub em uma vila em estilo alemão, a Vila St. Gallen, Casa da Cerveja Therezópolis – um lugar para passar o dia todo. Além de abrigar uma das maiores feiras de artesanato a céu aberto do Brasil, a Feirinha de Teresópolis, conhecida como Feirinha do Alto, oferece diferentes produtos da moda feminina, infantil, móveis, uniformes, potes, bijuterias e muito mais. Você precisa conhecer também:
Parque Nacional da Serra dos Orgãos. Um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros. Além de ter fantásticas cachoeiras, o parque tem a maior rede de trilhas do Brasil: são mais de 200 quilômetros, em todos os níveis de dificuldade – desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Mirante do Soberbo. Local de parada obrigatória para contemplação da natureza, o Mirante do Soberbo, na entrada de Teresópolis, tem uma vista maravilhosa e, em dias de céu claro, pode-se ver a cidade do Rio de Janeiro e Baía de Guanabara. O melhor? É uma atração gratuita!

Fonte: Guichê Virtual

Não dá vontade de organizar um roteiro e visitar cada um desses lugares? Na Capital, você já sabe onde se hospedar. Programe-se!


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-01 08:07:14 - 1714550834
Já foi!