Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Corrida dos 125 anos do Colégio Farroupilha tem apoio do Plaza São Rafael

Neste domindo,16 de Outubro,  o tradicional  Colégio Farroupilha,  de Porto Alegre,  promove a Corrida comemorativa aos seus 125 Anos. Aberta à participação de toda a comunidade, a atividade premiará os melhores nas categorias 4 mil metros – destinada a alunos, pais, familiares, ex-alunos, professores e colaboradores – e 11 mil metros para corredores de rua.
O local de largada para a comunidade escolar é o Clube Sogipa e para os atletas profissionais, o Plaza São Rafael Hotel. O ponto de chegada para os participantes é o Colégio Farroupilha.
Os cinco primeiros classificados na Geral Masculina e Feminina receberão troféus. Todos os participantes que completarem a prova ganharão medalhas.
O evento tem o apoio da  Rede Plaza de Hotéis.

A IMPORTANTE HISTÓRIA DO COLÉGIO FARROUPILHA:
A Associação Beneficente e Educacional de 1858 comemora seus 150 anos com a satisfação de ter um histórico marcado por ações de natureza social e por um ensino de qualidade. Durante um século e meio, a ABE/1858 tem participado de projetos educacionais essenciais para o desenvolvimento do povo gaúcho, sendo reconhecida hoje como uma admirável e sólida instituição beneficente do Estado. Em 2006, a ABE/1858 inaugurou a Unidade de Ensino Farroupilha Ten. Cel. Correia Lima. Com amplas salas de aula, área coberta, pátio externo, quadra esportiva, laboratórios de informática, de ciências e de aprendizado, sala médica, refeitório e biblioteca, a Unidade Correia Lima atende hoje 96 crianças. Com esse projeto, a ABE/1858 conquistou o prêmio TOP CIDADANIA 2008, conferido pela ABRH-RS. ABE/1858 e Colégio Farroupilha -educando gerações! A história do Colégio Farroupilha remonta ao ano de 1858. No dia 21 de março, foi fundado o DEUTSCHER HILFSVEREIN – Associação Beneficente Alemã – que foi criada para auxiliar os imigrantes alemães e seus descendentes a superar as dificuldades da época, cedendo-lhes orientação profissional e religiosa.
Com espírito empreendedor, uma das metas principais da Associação era abrir um estabelecimento de ensino de caráter liberal no sentido filosófico religioso, o que se tornou realidade em 1886, com a fundação da KNABENSCHULE DES DEUTSCHEN HILFSVEREINS (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã). Inicialmente com 70 alunos, um diretor e dois professores, a escola ocupava algumas salas alugadas da Comunidade Evangélica, situada na rua Senhor dos Passos.
Após alguns anos de pleno êxito, a escola já sentia a necessidade de maiores instalações e, em 1895, foi inaugurado o seu edifício próprio na antiga rua São Rafael, hoje Av. Alberto Bins. O “Velho Casarão” , como sempre foi conhecido, foi construído já com vistas à implantação da Escola de Meninas, aberta oficialmente em 1904.
Com grande pioneirismo, é fundado, em 1911, o primeiro Jardim de Infância do Rio Grande do Sul e terceiro do Brasil, introduzindo assim, na capital gaúcha, o sistema maternal e pré-escolar que alcançara grande sucesso nas cidades alemãs.
No decorrer da década de vinte, a escola passa a adotar o ecumenismo em suas aulas de religião, havendo, nesse sentido, outro pioneirismo, pois foi a primeira capital a tomar esta atitude.
Em 1928, a Associação adquiriu a chácara nos altos do Caminho do Meio, logo denominada de Chácara das Três Figueiras, nome que acabou oficializando o bairro que, posteriormente, se formaria em torno dela. Em 1929 foram unidas definitivamente a Escola de Meninos com a de Meninas, ainda na sede da Alberto Bins, um feito inédito na época, mas coroado de êxito pelo seu caráter educacional e pedagógico.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-05-03 12:39:37 - 1714739977
Já foi!