Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Aumento das atividades de ecoturismo no Plaza Caldas da Imperatriz durante a pandemia

Ecoturismo é opção mais procurada durante a pandemia

Há mais de 20 anos o Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA realiza atividades de Ecoturismo, como: trilhas ecológicas, palestras ecológicas e observação de aves, desenvolvidas por um biólogo do Resort e estagiários da Universidade Federal de Santa Catarina, que também realizam pesquisas científicas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior Unidade de Conservação do Estado de Santa Catarina e de maior biodiversidade do Sul do Brasil.

Ecoturismo

Em países como os Estados Unidos, Canadá, alguns países Europeus e Asiáticos, as atividades de ecoturismo ou contato com áreas naturais são tradicionalmente mais comuns, mas a partir de uma matéria publicada pela revista National Geografic, em 2016, abordando o tema: “Transtorno de Déficit de Natureza”, que relaciona vários sintomas físicos e mentais sofridos pela atual geração infantil, decorrente do afastamento da natureza e maior ligação com o mundo cibernético, foi registrado maior demanda por visitação e realização de atividades junto à natureza, em vários outros países. No Brasil esse aumento de demanda por atividades ecoturísticas tem se dado nos últimos anos, notadamente durante a pandemia da Covid. Por serem atividades ao ar livre, que diminuem muito o risco de contágio, e também pela necessidade psicológica que as pessoas têm de realizar atividades ao ar livre, em grupos e com segurança, as atividades de ecoturismo do Plaza Caldas, como trilhas ecológicas e observação de aves, tem aumentado consideravelmente nos últimos meses.

Ecoturismo

Em meio a essa riqueza natural, em plena Mata Atlântica da Serra do Tabuleiro, os hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz podem desfrutar dos benefícios do contato direto com a natureza, através de trilhas ecológicas, que vão mostrando, a cada momento, diferentes nuances da vegetação, da flora e da fauna, além dos rios caudalosos e cascatas de águas cristalinas. Também há a observação de aves ou birdwatching, que, no Resort, inicia com o ajuste dos binóculos e dicas de identificação das espécies, em um dos comedouros de aves mais frequentados do jardim. Após, segue-se com o grupo de observação por áreas estratégicas do jardim e pela trilha interpretativa, culminando com a observação de beija-flores num adensamento de grevíleas, que exibem flores vermelhas e atraentes o ano inteiro. A observação de aves dura aproximadamente 2 horas e com sorte, em um dia de sol e sem vento, observa-se entre 30 à 40 espécies diferentes de aves. É comum essas atividades serem compartilhadas pela família inteira, aumentando o vínculo entre pais, filhos, irmãos e avós, pois a linguagem da natureza é comum a todos.

Ecoturismo

Normalmente, durante um final de semana, os hóspedes que que curtem atividades ao ar livre e contemplação da natureza, conseguem participar da observação de aves e da trilha ecológica, levando do Plaza Caldas sentimentos muito nobres como gratidão, paz, amor e felicidade. É isso que o hábito de estar junto à natureza nos proporciona, já que o ser humano mantém uma relação inata e salutar com os demais seres vivos do planeta, chamada biofilia.

Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann

 


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-29 13:59:29 - 1711720769
Já foi!