Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

A importância dos Fungos que aparecem nas matas do Plaza Caldas da Imperatriz

Entenda a importância dos fungos nas matas

Com a chegada do calor e das chuvas da primavera, temos visto uma verdadeira explosão de fungos nas matas e jardins do Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA. Os fungos são um grupo de organismos bastante peculiar, não são considerados plantas (Reino Plantae) nem animais (Reino Animalia) e estão classificados em um reino à parte, chamado Reino Fungi.

Foto: Biólogo Guilherme Willrich

Esses organismos, na maioria das vezes, são imperceptíveis aos nossos olhos, pois vivem dentro do solo, nas folhas do chão da mata, na madeira ou nas raízes das plantas. Exceção para os líquens, que são organismos resultante de uma simbiose entre fungos e algas, e que são bastante visíveis sobre pedras ou troncos de árvores. Quando o clima quente e úmido predomina, os fungos, até então “invisíveis”, iniciam sua fase reprodutiva emitindo os chamados “corpos de frutificação”, popularmente conhecidos como cogumelos, orelhas-de-pau ou bolores. É nessa fase que conseguimos visualizá-los com mais facilidade.

Cada espécie de fungo produz um tipo de corpo de frutificação específico, podendo variar em formato e cor. Quanto ao formato, temos aquele típico formato de guarda-chuva ou cogumelo, o formato de disco das orelhas-de-pau, forma globular, forma de rede ou mesmo de filamentos. Quanto à cor, são as mais variadas, incluído vermelho, laranja, amarelo, marrom, branco, azul, roxo ou mesmo a combinação de diferentes cores.

Os fungos possuem papéis importantíssimos para os ecossistemas naturais, entre eles a decomposição da matéria orgânica morta. Eles secretam substâncias capazes de degradar restos de plantas e animais mortos e, assim, acabam liberando nutrientes e minerais de volta ao solo para que outros organismos possam utilizá-los. Os fungos também fazem associações com as raízes das plantas, o que chamamos de micorriza, estabelecendo uma relação de benefício mútuo, com o fungo aumentando a capacidade da planta de absorver água e minerais, enquanto a planta nutre o fungo com açúcares da fotossíntese.

Mas nem tudo são flores quando se trata de fungos! Algumas espécies também são causadoras de doenças em animas e plantas, como micoses ou a doença da ferrugem das plantas. Outras espécies produzem substâncias que, quando ingeridas, podem causar efeitos alucinógenos ou intoxicações graves. Assim, é importante lembrar que a ingestão de fungos encontrados na natureza é extremamente perigosa! Diferentemente da Europa, onde existem várias espécies de cogumelos comestíveis e amplamente utilizados na culinária, aqui no Brasil temos poucas informações sobre cogumelos e outros fungos comestíveis!

Esses organismos incríveis podem ser vistos no jardim e nas matas do Plaza Caldas, em especial na trilha ecológica guiada pelos biólogos! Se hospede conosco e venha aprender um pouco sobre a nossa rica biodiversidade!

Fotos e texto: Biólogo Guilherme Willrich (@gwillrich).


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 05:50:43 - 1714197043
Já foi!