Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Jardins do Plaza Caldas da Imperatriz recebem multicoloridas visitas de jóias raras da Mata Atlântica

Os hóspedes, observadores de aves e fotógrafos de natureza encantam-se com a diversidade de espécies e quantidade de pássaros multicoloridos que visitam os jardins e matas próximas ao Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA, localizado nas proximidades de Florianópolis. Neste período de inverno, o processo reprodutivo da maioria das aves não ocorre, sendo comum observar bandos de aves coloridas deslocando-se rapidamente por entre as árvores, dando um show de beleza.

Comparando-se o porte das aves da Mata Atlântica com as aves de outros biomas brasileiros, como o Pantanal e Campos Sulinos, observa-se nitidamente que as aves da Mata Atlântica apresentam, em geral, menor porte. Isso se deve, principalmente, à densa vegetação desse bioma, que dificulta a mobilidade de grandes aves por entre as plantas. No entanto, o pequeno porte das aves da Mata Atlântica é compensado, visualmente, pela diversidade e tonalidade de cores, notadamente nas estações reprodutivas de primavera e verão, quando as cores e tons se intensificam e ganham mais brilho, contribuindo para o sucesso reprodutivo.

Na região da Serra do Tabuleiro, encontram-se grande diversidade e abundância dessas pequenas aves multicoloridas, representadas por várias espécies de saíras, em especial a saíra-militar, a saíra-de-sete-cores, a saíra-lagarta, a saíra-ferrugem e a saí-azul, que, com outras espécies de aves,como os gaturamos, os sanhaços e os tiés formam bandos mistos de composição avifaunística variada e multicolorida. Esses bandos mistos têm um importante papel no equilíbrio ecológico por onde passam, pois, além de se alimentarem de pequenos insetos e aranhas, também polinizam flores e dispersam sementes das plantas visitadas. Assim, temos parte da regeneração da Mata Atlântica, através da disseminação e germinação de árvores frutíferas, proporcionadas por essas pequenas, multicoloridas e fascinantes avezinhas.

Com essa riqueza de espécies atraentes, Santa Catarina se destaca no turismo de observação de aves (Birdwatching), principalmente no Vale do Itajaí, Florianópolis, Serra Catarinense (Urupema, Urubicí, etc) e Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, onde o Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA desenvolve a atividade regularmente, orientada pelo biólogo Fernando Bruggmann.

Informações técnicas de Fernando Maciel Bruggmann -Biólogo responsável pelo Ecoturismo do Plaza Caldas

aves-caldas-plaza-online


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-23 07:03:10 - 1713855790
Já foi!