Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.

BLOG

Conheça a história do Museu Casa do Pontal

Próximo ao Plaza Barra First, o espaço conta com produções de mais de 300 artistas desde o século XX

Vai estar no Rio de Janeiro e quer fazer um programa cultural? Que tal visitar o Museu Casa do Pontal? Pertinho do Plaza Barra First, ele é o museu de arte mais importante do Brasil, e conta com obras de mais de 300 artistas, desde o século XX. Conheça sua história e saiba mais sobre o local.

 

História

 

Tendo como missão trabalhar pela memória, reconhecimento e valorização da arte popular brasileira, por meio de atividades de pesquisa, preservação e divulgação ampla, o Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país, do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. A exposição permanente do Museu reúne, em 1.500 m² de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil. Mostradas tematicamente, abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.

 

Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende no entorno. Em seus 40 anos de atuação, o Museu Casa do Pontal se empenhou em construir alicerces que permitem que seu acervo seja socialmente protegido e amplamente usufruído. Foram realizadas mais de 40 exposições parciais do acervo no Brasil e em outros 14 países. Desde 1996, já atendeu mais de 400 mil pessoas através do seu Programa Social e Educacional, que envolve visitas teatralizadas, exposições itinerantes e formação continuada de educadores e gestores de projetos culturais e sociais. Oferece também programas de atendimento direcionados a turistas nacionais e estrangeiros, como monitoramento e visitas musicais em diferentes idiomas.

 

Museu em números

 

8.500 obras

300 artistas

40 exposições

400.000 pessoas no programa social

 

SERVIÇO:

Horário*: terça-feira a domingo, das 9h30 às 17h, inclusive nos feriados.

Ele está fechado às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

 

Para opções de agendamento, ligar para (21) 2490.4013 ou (21) 2490. 2429.

É proibido fotografar

 

Para mais informações e compra de ingressos acesse museucasadopontal.com.br

 

* A entrada só será autorizada até 15 minutos antes do fechamento.


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades