Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

As plantas nativas que embelezam as trilhas e jardins do Plaza Caldas da Imperatriz

As plantas nativas enriquecem o Plaza Caldas da Imperatriz

O Plaza Caldas da Imperatriz é envolto pela exuberante Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde, ao longo do ano, sempre se destacam espécies de plantas floridas, e, em especial agora na primavera, principalmente o colorido das floradas dos Ipês-amarelos, Manacás-da-serra, Chuvas-de-ouro, etc.

Plantas nativas

Afelandra

 

Plantas nativas

Canjerana

 

Plantas nativas

Amora-Silvestre

Normalmente as plantas floríferas que mais despertam interesse na Mata Atlântica são orquídeas e as bromélias, mas dentro da alta diversidade botânica dessa exuberante floresta tropical, existe uma infinidade de plantas floríferas ou não, que apresentam indiscutível beleza e atração. Algumas árvores, arbustos, plantas herbáceas, cipós ou lianas e epífitas (plantas que vivem sobre árvores), mesmo apresentando floradas discretas, destacam-se pelo tamanho, formato, cor ou brilho das folhas. Outras plantas, apresentam frutos de tamanho e formato variados, além de atraentes cores.

Plantas nativas

Begônia-trepadeira

 

Plantas nativas

Brinco de Princesa

 

Plantas Nativas

Caroba

As plantas nativas, em geral, chamam a atenção dos nossos olhares pela exuberante beleza que exibem, mas, na verdade, as flores coloridas e perfumadas, bem como algumas folhas adaptadas e coloridas, servem para atrair os polinizadores (insetos, aves, morcegos, etc), que vão promover a reprodução cruzada dessas espécies; e os frutos coloridos e principalmente carnosos, servem para atrair os animais dispersores de sementes ou semeadores (principalmente aves e mamíferos), que ao comerem o fruto, regurgitam ou defecam as sementes em seguida, normalmente longe da planta-mãe, contribuindo assim para a manutenção e regeneração da nossa tão ameaçada Mata Atlântica.

Plantas Nativas

Chuva de ouro

 

Plantas Nativas

Eritrina Candelabro

 

Plantas nativas

Helicônia

Os hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz que passeiam por entre as árvores do jardim ou participam da trilha ecológica têm a oportunidade de encher os olhos com a exuberância dessas belas plantas, flores e frutos, além de levarem nas memórias a fragrância dos diferentes perfumes exalados por elas.

Plantas nativas

Jacobínia

 

Plantas nativas

Manacá da Serra

Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-24 01:24:28 - 1713921868
Já foi!