As plantas nativas enriquecem o Plaza Caldas da Imperatriz
O Plaza Caldas da Imperatriz é envolto pela exuberante Mata Atlântica do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, onde, ao longo do ano, sempre se destacam espécies de plantas floridas, e, em especial agora na primavera, principalmente o colorido das floradas dos Ipês-amarelos, Manacás-da-serra, Chuvas-de-ouro, etc.

Afelandra

Canjerana

Amora-Silvestre
Normalmente as plantas floríferas que mais despertam interesse na Mata Atlântica são orquídeas e as bromélias, mas dentro da alta diversidade botânica dessa exuberante floresta tropical, existe uma infinidade de plantas floríferas ou não, que apresentam indiscutível beleza e atração. Algumas árvores, arbustos, plantas herbáceas, cipós ou lianas e epífitas (plantas que vivem sobre árvores), mesmo apresentando floradas discretas, destacam-se pelo tamanho, formato, cor ou brilho das folhas. Outras plantas, apresentam frutos de tamanho e formato variados, além de atraentes cores.

Begônia-trepadeira

Brinco de Princesa

Caroba
As plantas nativas, em geral, chamam a atenção dos nossos olhares pela exuberante beleza que exibem, mas, na verdade, as flores coloridas e perfumadas, bem como algumas folhas adaptadas e coloridas, servem para atrair os polinizadores (insetos, aves, morcegos, etc), que vão promover a reprodução cruzada dessas espécies; e os frutos coloridos e principalmente carnosos, servem para atrair os animais dispersores de sementes ou semeadores (principalmente aves e mamíferos), que ao comerem o fruto, regurgitam ou defecam as sementes em seguida, normalmente longe da planta-mãe, contribuindo assim para a manutenção e regeneração da nossa tão ameaçada Mata Atlântica.

Chuva de ouro

Eritrina Candelabro

Helicônia
Os hóspedes do Plaza Caldas da Imperatriz que passeiam por entre as árvores do jardim ou participam da trilha ecológica têm a oportunidade de encher os olhos com a exuberância dessas belas plantas, flores e frutos, além de levarem nas memórias a fragrância dos diferentes perfumes exalados por elas.

Jacobínia

Manacá da Serra
Texto e fotos do Biólogo do Plaza Caldas da Imperatriz – Fernando Brüggemann
Comentários