Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Plaza Caldas da Imperatriz participa do October Big Day 2023

October Big Day 2023

O Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA, através de sua equipe de ecoturismo, participou do October Big Day 2023, no último dia 14 de outubro/2023. Pelos jardins e matas do resort foram encontradas incríveis 120 espécies de aves em um único dia!

Este número é considerado fantástico pelos especialistas, pois representa cerca de 50% das espécies que ocorrem no local (total de aproximadamente 250 espécies). Além disso, o Plaza Caldas da Imperatriz foi o local do Estado de Santa Catarina com a maior riqueza de aves observadas durante o evento, seguido pelo Parque Malwee (Jaraguá do Sul) e da Pousada Doce Encanto (Santa Rosa de Lima), ambos com 99 espécies observadas.

Ave – Juruva – Foto Biólogo Guilherme Willrich

O eBird consiste em uma plataforma de ciência cidadã, no qual pesquisadores e observadores de aves podem fazer listas de espécies de aves observadas em um determinado dia e local e, assim, contribuir para o conhecimento da distribuição das espécies em todo o mundo. Esta plataforma é gerenciada pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (The Cornell Lab of Ornithology), nos Estados Unidos, e conta com a contribuição de inúmeras instituições parceiras, especialistas (ornitólogos) e milhares de observadores de aves.

Todo ano, no mês de outubro, o eBird promove o evento global de observação de aves chamado October Big Day. Este evento consiste em um dia inteiro dedicado à observação de aves, no qual as pessoas saem à procura de aves em todos os cantos do mundo. Após os observadores submeterem as listas de aves que encontraram durante o dia na plataforma do eBird, em uma espécie de competição saudável, as informações são compiladas e é possível saber quais as pessoas que observaram mais aves neste dia ou quais locais (países, estados) apresentaram maior riqueza de espécies.

Ave Patinho de asa castanha – foto Guilherme Willrich

O October Big Day 2023 contou com a participação de mais de 36.000 pessoas em todo o mundo! Como resultados gerais, foram observadas 7.542 espécies de aves neste único dia em todo o planeta, o que corresponde a 75% das espécies de aves existentes (cerca de 10.000). Entre os países com maior riqueza de aves observadas neste dia ficaram o Peru (1.385 espécies), a Colômbia (1.373 espécies) e o Brasil, com 1.210 espécies. Entre os estados brasileiros, Santa Catarina ficou em segundo lugar, com 470 espécies observadas, atrás apenas do Estado de São Paulo, onde foram encontradas 530 espécies!

Texto: Biólogo do Plaza Caldas : Guilherme Willrich – Doutor e Mestre em Ciências Biológicas – UEL – Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas – UFSC


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-27 12:27:03 - 1714220823
Já foi!