Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Rituais de acasalamento das aves

A primavera é mais conhecida como a estação das flores, mas, além do colorido e perfumado das flores, outros eventos naturais  importantes ocorrem, como os rituais de acasalamento das aves, dentre os quais a vocalização (o canto ou dobrar) é o mais observado ou ouvido.


Bentevizinho Vocalizando e Peitica em exibição

As aves usam a vocalização (canto) para se comunicarem, para delimitar território e, nesta época, para atrair parceiros de acasalamento. Com o canto, muitas aves apresentam também belas coreografias de dança. Essa coreografia (display) é muito comum em aves aquáticas, em que o casal participa da dança (“balé”), realizada comumente pelos machos, como se observa nos canários-da-terra e, principalmente, nos tangarás-dançadores.


Casal de Canários-da-terra


Tangarás-dançadores (dir. para esq.: fêmea e macho)


Casal de Marrecas-pé-vermelho

Vários machos vibrantemente coloridos se reúnem próximos a uma fêmea, de coloração discreta, apresentando, um por vez, repetidamente, uma bela coreografia de dança, seguida de vocalização específica para a ocasião.


Príncipe macho e exibição de Suiriri


Casais de Carcarás e Bicos-grossos


Casais de Marias-faceiras e Andorinhas-pequenas-de-casa


Casal de Gaturamos-rei (fêmea e macho)


Casal de Saíras-preciosas (fêmea e macho)

A maioria das aves da Mata Atlântica apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existe nítida diferença na coloração e no brilho da plumagem. Via de regra, os machos são coloridos e brilhantes e as fêmeas possuem cores discretas e camufladas. Essas características seguem as regras básicas de adaptação para a sobrevivência entre as aves, nas quais os machos coloridos e barulhentos se exibem para atrair as fêmeas, e estas, discretamente vestidas, escolhem seu parceiro e se camuflam no ninho durante a incubação dos ovos, evitando predadores.


Casal de Garuramos-verdadeiros e de Saís-azuis


Casais de Saíras-militares e Marrecas irerês


Casal de Maçaricos-cara-pelada


Casal de Chopins

Assim, conclui-se que, no mundo das aves, os machos se exibem e as fêmeas escolhem. Segundo o conceituado médico Dr. Dráusio Varela, na espécie humana também se repete essa regra, talvez não tão nitidamente, em que os homens (principalmente adolescentes e jovens) se exibem e as mulheres escolhem. Será?

Fernando Maciel Brüggemann (texto e fotos)
Biólogo
Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-04-24 18:57:15 - 1713985035
Já foi!