Central de Reservas: 0800 70 75 292
PT EN Acompanhe-nos
nas redes sociais
Acesso restrito.
Nº de quartos
1
Quarto
Adultos
1
Crianças 0 aos 12 anos
1
Criança
Reservar

BLOG

Serra do Mar e suas belezas naturais

Você sabia que a Serra do Mar, onde está o Plaza Ecoresort Capivari, foi tombada há mais de 30 anos?

A Serra do Mar abriga, em território paranaense, as maiores elevações do Centro-Sul brasileiro, como o Pico do Paraná, com 1.992 metros de altura. E é lá onde, também, está localizado o Plaza Ecoresort Capivari. Você sabia que este local foi tombado há mais de 30 anos? A Serra do Mar foi oficialmente tombada pelo Governo do Paraná de 1986, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Esporte, Coordenadoria do Patrimônio Cultural/ Curadoria do Patrimônio Histórico e Artístico. E é na Serra do Mar do Paraná que se encontra o maior remanescente em bom estado de conservação da Mata Atlântica, bioma reconhecido pela UNESCO e que hoje resguarda menos de 7% do seu original. Com uma beleza admirada por todos, é rica em biodiversidade de fauna e flora e ecossistemas que prestam serviços ambientais de extrema importância para toda população que mora e visita o litoral. A região costeira é representada por unidades de conservação que contemplam os mais diversos ambientes litorâneos – o mais extenso patrimônio natural do Estado.

Uma das maiores e mais antigas preocupações dos Governos Federal e Estaduais é com a conservação dos remanescentes mais significativos da Mata Atlântica. Há décadas vem se implantando um sistema de proteção para esse bioma, com a criação de Parques, Reservas, Estações Ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental. Em janeiro de 1985, o deslizamento das encostas da Serra do Mar, em Cubatão, consequência da destruição da mata pela poluição, mobilizou a sociedade por medidas voltadas à sua proteção. Em junho de 1985, o estado de São Paulo concretizou uma medida que abrange todos os remanescentes da Mata Atlântica, de forma contínua, preenchendo os vazios existentes entre parques e reservas. Assim, foi declarado o tombamento integral da Serra do Mar e dos remanescentes da Floresta Atlântica em toda a região costeira do Estado. Foi a primeira vez que se deu tratamento conjunto ao sistema florestal costeiro em uma unidade federativa. Essa medida provocou a aproximação dos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, e de Santa Catarina, para que pudesse ser avaliada a possibilidade de um trabalho conjunto, no sentido de se estabelecerem medidas igualmente abrangentes em outros segmentos da Serra do Mar. Em 1986, o Paraná formalizou o tombamento da Serra em todo o seu território.

Se você vier até o Plaza Ecoresort Capivari, procure saber mais sobre a história deste local que possui uma beleza admirada por todos.

Fonte: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica


Comentários



Newsletter background

Receba nossas novidades

2024-03-28 14:44:18 - 1711637058
Já foi!